Um movimento missionário
Lições da Bíblia1
Por meio do estudo da Bíblia, os primeiros adventistas tiveram uma compreensão cada vez maior das três mensagens angélicas. Perceberam que Deus tinha uma mensagem para esta geração – uma mensagem urgente que devia ser proclamada a toda nação, tribo, língua e povo, a fim de preparar o mundo para o retorno de Cristo. Essas mensagens têm motivado as missões adventistas desde seus primórdios.
Em 1874, a Associação Geral enviou nosso primeiro missionário para a Europa. Ellen G. White chamou John Andrews de “o homem mais capaz de nossas fileiras”. Andrews falava pelo menos sete línguas, podia repetir o NT de memória e conhecia a maior parte do AT. Ele era um brilhante estudioso, escritor prolífico, pregador poderoso e teólogo competente.
Por que enviar um homem assim para um lugar em que havia bem poucos crentes? Por que enviar “o homem mais capaz” para um campo desconhecido? E por que ele estava disposto a ir? Sua esposa tinha morrido alguns anos antes. Por que ele deixaria a família e os amigos na América do Norte e navegaria com seus dois filhos para uma terra desconhecida, arriscando tudo pela causa de Cristo?
Só há uma razão: ele acreditava que Jesus em breve voltaria, que a mensagem da verdade para o tempo do fim devia ser pregada no mundo todo.
Em nossa história, os missionários mais brilhantes e capazes foram aos confins da Terra para pregar a mensagem dos últimos dias. Professores, médicos, pastores, agricultores, mecânicos, carpinteiros e comerciantes. Alguns eram funcionários da igreja, outros eram leigos que acreditavam que Jesus voltaria em breve.
6. Que semelhança há nos seguintes textos? Ap 14:6; At 1:8; Mt 24:14
Ap 14:6 (ARA)2: “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo,”
At 1:8 (ARA)2: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.”
Mt 24:14 (ARA)2: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.”
A pregação do evangelho eterno salta as fronteiras geográficas, penetra nas áreas mais remotas da Terra, atinge pessoas de todas as línguas e culturas. Por fim, impactará o mundo inteiro. Como é fascinante saber que nossa mensagem, até agora, chegou a mais de 210 dos 235 países reconhecidos pelas Nações Unidas!
Que papel você poderia desempenhar, da melhor forma possível, para ajudar a propagar as três mensagens angélicas a cada “nação, tribo, língua e povo”?
Quinta-feira, 13 de abr. de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.