Uma história de graça
Lições da Bíblia1
As três mensagens angélicas são uma história de graça, são a história do grande amor do Salvador, Aquele que nos amou tanto que preferiu experimentar o próprio inferno a ter que perder um de nós. Elas falam de um amor ilimitado, insondável, incompreensível, imortal, infinito.
Deus nunca é pego de surpresa. Ele não está sujeito aos ventos instáveis das escolhas humanas. Seu plano de nos tirar do domínio do pecado não foi uma reflexão posterior, e não foi elaborado após o surgimento do pecado com seus efeitos terríveis.
3. Leia Apocalipse 13:8 e 1 Pedro 1:18-20. O que esses versos nos ensinam sobre o plano da salvação?
Apocalipse 13:8 (ARA)2: “e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.”
1 Pedro 1:18-20 (ARA)2: “18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, 20 conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós”
A expressão “evangelho eterno” (Ap 14:6) fala do passado, do presente e do futuro. Quando Deus criou a humanidade com a capacidade de fazer escolhas morais, Ele previu que o ser humano faria escolhas erradas. Uma vez que Suas criaturas tinham a capacidade de escolher, elas tinham a capacidade de se rebelar contra a amorosa natureza divina. A única maneira de evitar isso seria criar robôs controlados e manipulados por algum plano cósmico. A lealdade forçada é contrária à natureza de Deus. O amor requer escolha, e, uma vez que os seres recebem o poder de escolha, existe a possibilidade de fazer escolhas erradas. Portanto, o plano da salvação foi concebido na mente de Deus antes da rebelião de nossos primeiros pais no Éden.
“O plano da nossa redenção não foi um pensamento posterior, formulado depois da queda de Adão. Foi ‘a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos’ (Rm 16:25). Foi um desdobramento dos princípios que, desde os séculos da eternidade, têm sido o fundamento do trono de Deus” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 11).
O “evangelho eterno” fala não só do passado e do presente – é a base de um futuro com esperança. Fala de viver eternamente com Aquele cujo coração anseia estar conosco para sempre.
Leia Efésios 1:4 [“assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor”]. Mesmo antes da “fundação do mundo”, você foi “escolhido” em Cristo para ter salvação Nele. Por que essa verdade deve ser tão encorajadora?
Terça-feira, 11 de abr. de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.