A hora do Seu juízo - Estudo adicional

 Lições da Bíblia1

Aqui está um modo rápido e fácil de visualizar a profecia das 70 semanas de Daniel 9:24-27: primeiro, as 70 semanas (Dn 9:24); em seguida, as sete semanas e 62 semanas, ou 69 semanas (Dn 9:25) das 70 semanas; há a última semana, a septuagésima (Dn 9:27); e, finalmente, essa última semana é dividida – “na metade da semana” (Dn 9:27) – em duas partes de três anos e meio.

É isso. Setenta semanas, compostas de sessenta e nove semanas e uma semana. E essa semana é dividida ao meio. Basta estabelecer o ano 457 a.C. como o início, e, com matemática simples, chegaremos a 1844 na linha do tempo.

Ao falar dos 2.300 dias, Daniel 8 não disse quando o período começaria. “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs. Depois, o santuário será purificado” (Dn 8:14).

Até dois mil e trezentos dias a partir de quando? Por que não a partir de quando Daniel teve a visão, “no terceiro ano do reinado do rei Belsazar” (Dn 8:1)?

A visão de Daniel 8 não incluía Babilônia. Começava com eventos posteriores, ou seja, Média-Pérsia, Grécia, Roma, até “o fim”. Por que datar um evento, a purificação do santuário, que está na visão, a partir de um império, Babilônia, que não aparece? A data de início para o clímax da visão deve vir de dentro da própria visão, que começou com a Média-Pérsia e se estenderia até “o fim”. Seria muito tempo.

Qual seria a data do início? Daniel 8 não diz. Mas Daniel 9 traz a revelação.

Perguntas para consideração

Qual é a estreita relação entre o evangelho e o juízo, conforme a profecia das 70 semanas? Essa é uma boa notícia? Isso alivia o medo em relação ao juízo?

Em favor de quem o Messias foi cortado? (Dn 9:26, ARA) “Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas.”

Por que o santuário era purificado? (Lv 16:16) “Assim, fará expiação pelo santuário por causa das impurezas dos filhos de Israel, e das suas transgressões, e de todos os seus pecados. Da mesma sorte, fará pela tenda da congregação, que está com eles no meio das suas impurezas.”. Como o povo devia agir nessa ocasião? (Lv 23:26-29) “26 Disse mais o Senhor a Moisés: 27 Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação; tereis santa convocação e afligireis a vossa alma; trareis oferta queimada ao Senhor. 28 Nesse mesmo dia, nenhuma obra fareis, porque é o Dia da Expiação, para fazer expiação por vós perante o Senhor, vosso Deus. 29 Porque toda alma que, nesse dia, se não afligir será eliminada do seu povo.”. Que significado isso tem para nós em nossos dias?

Sexta-feira, 05 de maio de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote