Dois sistemas opostos

 Lições da Bíblia1

1. Leia Apocalipse 12:17 e 17:14. Como a igreja de Deus é descrita, e qual é a reação de Satanás a ela?

Apocalipse 12:17 (ARA)2: “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.”

Apocalipse 17:14 (ARA)2: “Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.”

Ao longo dos séculos, Deus sempre teve um povo fiel. Apocalipse 12:17 descreve sua fidelidade ao dizer que os remanescentes “guardam os mandamentos de Deus”. Eles também são retratados como “os chamados, eleitos e fiéis” (Ap 17:14).

2. Leia Apocalipse 14:8 e 17:1, 2. Que anúncio solene fez o anjo, e o que Babilônia fez para justificar esse pronunciamento?

Apocalipse 14:8 (ARA)2: “Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição.”

Apocalipse 17:1, 2 (ARA)2: “1 Veio um dos sete anjos que têm as sete taças e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz que se acha sentada sobre muitas águas, com quem se prostituíram os reis da terra; e, com o vinho de sua devassidão, foi que se embebedaram os que habitam na terra.

João escreveu o Apocalipse no fim do primeiro século. Nessa época, a antiga cidade de Babilônia era um monte de poeira, pois tinha sido destruída séculos antes.

Em Apocalipse, a antiga cidade de Babilônia é considerada um tipo, ou símbolo, da Babilônia do tempo do fim. Nas profecias do Apocalipse, Babilônia representa um falso sistema religioso com características semelhantes à Babilônia do AT. Os princípios que guiavam a antiga Babilônia são a estrutura subjacente da Babilônia moderna e espiritual.

Em Apocalipse 17:1-6, uma mulher vestida de púrpura e de escarlate avança pela paisagem do tempo. Essa mulher cavalga em cima de uma besta escarlate. A Bíblia a chama de prostituta. Ela deixou seu verdadeiro amor, Jesus Cristo. O apóstolo João nos traz uma representação figurada de um sistema religioso apóstata que tem poderosa influência no mundo. Observe o enunciado: esse poder é aquele com o qual os reis da Terra se prostituíram, e os que habitam na Terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição (Ap 17:2). Embriagaram-se? Isso indica sempre algo negativo na Bíblia. E prostituíram-se? Isso é símbolo de falsos ensinamentos, falsas doutrinas e práticas falsas.

Tanto os líderes quanto as pessoas comuns têm sido negativamente influenciados por esse poder. Qual é nossa única proteção? (Leia Ef 6:10-18. [“10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. 15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”])

Domingo, 21 de maio de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos