Instrução do anjo a Daniel

 Lições da Bíblia1

4. Leia Daniel 9:23. Que instrução específica o anjo deu a Daniel? Por que isso é importante para compreender o significado da purificação do santuário em Daniel 8:14?

Daniel 9:23 (ARA)2: “No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão.”

Daniel 8:14 (ARA)2: “Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.

O anjo instruiu Daniel: “Preste atenção à mensagem e entenda a visão” (Dn 9:23). Que mensagem, e que visão? Como não há visão registrada em Daniel 9, Gabriel estava falando da parte da visão que o profeta não havia entendido – os 2.300 dias (Dn 8:27).

5. Daniel 9:24-27 fala de quais eventos na vida de Jesus?

Daniel 9:24-27 (ARA)2: “24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressãopara dar fim aos pecadospara expiar a iniquidadepara trazer a justiça eternapara selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos. 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos. 26 Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas. 27 Ele fará firme aliança com muitospor uma semanana metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.”

A primeira parte dessa profecia diz respeito ao povo de Deus, os judeus. “Setenta semanas estão determinadas para o seu povo” – a nação judaica (Dn 9:24). Na profecia bíblica, um dia profético é igual a um ano profético literal (Ez 4:6; Nm 14:34). Em Daniel e Apocalipse, quando há imagens simbólicas, geralmente há também uma profecia simbólica de tempo. Uma forma de nos certificarmos de que o princípio profético do dia-ano se aplica nesse caso é que, quando o empregamos na profecia de Daniel, cada evento na linha do tempo se encaixa perfeitamente (veja a lição de amanhã). Se aplicarmos esse princípio, 70 semanas são compostas por 490 dias. Uma vez que um dia profético equivale a um ano literal, 490 dias são 490 anos literais.

Gabriel diz a Daniel que 490 anos estão “cortados” (significado literal da palavra hebraica chathak, traduzida algumas vezes como “determinados”). Cortados de quê? Da única outra profecia de tempo mencionada: os 2.300 dias de Daniel 8:14. Esses 490 anos, uma profecia temporal, estão diretamente ligados à profecia temporal de Daniel 8:14, a única parte da visão deixada sem explicação em Daniel 8 e a única profecia de tempo de Daniel 8. Assim, com essa profecia, Gabriel ajudou Daniel a entender o que ele não havia entendido no capítulo anterior: os 2.300 dias.

Terça-feira, 02 de maio de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos