O Criador na cruz

 Lições da Bíblia1

Não importa o quanto admiremos e adoremos o Senhor como Criador, Ele é mais que isso. Como já vimos, o Criador é também Redentor. O Deus que nos criou é o mesmo que nos remiu. O Deus que disse: “Façamos o ser humano à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança” (Gn 1:26), é o mesmo que na cruz exclamou: “Eli, Eli, lemá sabactani […] Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?” (Mt 27:46). Isso realmente nos motiva a temer a Deus e, mais ainda, a glorificá-Lo e adorá-Lo!

Sendo seres humanos caídos, como reagir adequadamente a uma verdade tão incrível como essa? O que fazer em resposta? A mensagem do primeiro anjo nos diz o que fazer (Ap 14:7 [“dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”]).

5. Leia em João 19:16-30 o relato sobre Jesus na cruz. Pense nos textos bíblicos que vimos sobre Jesus como Criador, como Aquele em quem “foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio Dele e para Ele” (Cl 1:16). Como devemos reagir a essa incrível expressão do amor de Deus?

João 19:16-30 (ARA)2: 16 Então, Pilatos o entregou para ser crucificado. 17 Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico, 18 onde o crucificaram e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. 19 Pilatos escreveu também um título e o colocou no cimo da cruz; o que estava escrito era: Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus. 20 Muitos judeus leram este título, porque o lugar em que Jesus fora crucificado era perto da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego. 21 Os principais sacerdotes diziam a Pilatos: Não escrevas: Rei dos judeus, e sim que ele disse: Sou o rei dos judeus. 22 Respondeu Pilatos: O que escrevi escrevi. 23 Os soldados, pois, quando crucificaram Jesus, tomaram-lhe as vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e pegaram também a túnica. A túnica, porém, era sem costura, toda tecida de alto a baixo. 24 Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela para ver a quem caberá —para se cumprir a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. 25 E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. 26 Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. 27 Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa. 28 Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede! 29 Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca. 30 Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

A mensagem do primeiro anjo chamando para adorar o Criador foi dada após a cruz, depois que o Universo expectante e os seguidores de Cristo tiveram conhecimento de que Aquele que “fez o céu, a Terra, o mar e as fontes das águas” é o mesmo que, embora sendo Deus, tomou “a forma de servo, tornando-Se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, Ele Se humilhou, tornando-Se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2:7, 8).

Que espetáculo incrível esse deve ter sido para aqueles que conheciam Jesus antes de Ele vir à Terra como ser humano. Não é de admirar que os seres celestiais também O adorem. Quanto a nós, redimidos pelo Seu sangue, o que poderíamos fazer a não ser adorá-Lo como Criador e Redentor?

À luz da cruz, por que a ideia de seres humanos caídos acrescentarem qualquer coisa ao que Cristo fez na cruz é tão herética? Qual obra de nossas mãos poderíamos acrescentar ao que o Criador já fez por nós?

Quinta-feira, 11 de maio de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos