O sábado e a criação

 Lições da Bíblia1

Deus nos deu o sábado porque o mundo precisa desesperadamente da mensagem reconfortante da criação. No século 18, quando a teoria da evolução conquistava o mundo intelectual, Deus enviou uma incrível mensagem de esperança (Ap 14:6, 7).

Satanás fez todas as tentativas para distorcer a doutrina da criação, pois ele odeia Jesus e não quer que Ele receba a adoração devida a Ele como Criador e Redentor. O sábado está no centro do conflito sobre o mérito de Cristo para receber a adoração. A mensagem de Deus para os últimos dias é a que chama a humanidade a adorar Cristo como Criador. A base da adoração é o fato de que Ele nos criou.

2. Leia Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11 e Deuteronômio 5:12-15 no contexto de Apocalipse 14:6, 7. Podemos observar no mandamento do sábado a relação entre criação e redenção?

Gênesis 2:1-3 (ARA)2: “1 Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. 2 E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. 3 abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.

Êxodo 20:8-11 (ARA)2: “8 Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. 10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; 11 porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.

Deuteronômio 5:12-15 (ARA)2: “12 Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor, teu Deus. 13 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. 14 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro das tuas portas para dentro, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; 15 porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.

Apocalipse 14:6, 7 (ARA)2: “6 Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, 7 dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

O sábado é um símbolo eterno do nosso descanso em Deus. É um sinal especial de lealdade ao Criador (Ez 20:12, 20). Em vez de uma exigência legalista, ele revela que o verdadeiro descanso da justiça pelas obras se encontra Nele. O sábado fala de um Deus que realizou por nós o que nunca poderíamos realizar por nós mesmos.

A Bíblia nos convida a descansar em Seu amor a cada sábado. Esse dia é símbolo de descanso, pela graça, não pelas obras; não é legalismo, mas garantia; não é condenação, mas dependência Dele. A cada sábado nos alegramos com a bondade de Deus e O louvamos pela salvação que só pode ser encontrada em Cristo.

O sábado também é o elo eterno entre a perfeição do Éden no passado e a glória dos novos céus e da nova Terra no futuro (Is 65:17; Ap 21:1).

O sábado nos chama de volta às nossas raízes. É uma ligação com nossa família original. Tem sido observado continuamente desde o início da história. É uma conexão ininterrupta de volta no tempo até nossa criação. Ele nos mantém focados na verdade de que somos filhos de Deus e nos convida a um relacionamento profundo com Ele.

O mandamento do sábado está subentendido em Apocalipse 14:6, 7? Por que ele é importante para a nossa mensagem para o tempo do fim? (Ver Êx 20:8-11).

Segunda-feira, 15 de maio de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos