O sábado e o descanso eterno

 Lições da Bíblia1

O sábado é um refúgio em um mundo exausto. Toda semana deixamos os cuidados do mundo e entramos no retiro divino – o sábado. O autor judeu Abraham Heschel chama o sábado de “um palácio no tempo” (The Sabbath: Its Meaning for Modern Man [Nova York: Farrar, Straus, and Giroux, 2005], p. 12). A cada sétimo dia, o palácio celestial de Deus desce do Céu à Terra, e o Senhor nos convida para a glória de Sua presença nesse período de 24 horas a fim de passar um tempo de íntima comunhão com Ele.

Na introdução do seu livro sobre a beleza e a solenidade do sábado, sua filha, Susannah Heschel, escreveu sobre o significado desse dia: “O sábado é uma metáfora do paraíso e um testemunho da presença de Deus; em nossas orações, aguardamos uma era messiânica que será um sábado, e cada Shabbat nos prepara para essa experiência: A menos que aprendamos a apreciar o sabor do sábado […] não conseguiremos desfrutar a eternidade no por vir” (p. XV).

Na criação, Jesus construiu uma morada especial para nós, onde podemos encontrar refúgio e estar seguros. A obra Dele está completa, terminada. Quando descansamos no sábado, descansamos em Seu cuidado amoroso, na expectativa de nosso descanso eterno nos novos céus e na nova Terra que em breve virão.

5. Leia Isaías 65:17; 66:22; 2 Pedro 3:13 e Apocalipse 21:1. Guardar o sábado nos remete à eternidade?

Isaías 65:17 (ARA)2: “Isaías 65.17 (ARA): “Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.”

Isaías 66.22 (ARA): “Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.

2 Pedro 3:13 (ARA)2: “Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.”

Apocalipse 21:1 (ARA)2: “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.”

O mesmo Deus que criou a Terra irá recriá-la, e o sábado continua sendo um símbolo eterno Dele como Criador (ver Is 66:23). Na verdade, os judeus viam o sábado como um símbolo, uma antecipação do que era chamado em hebraico olam haba, “o mundo por vir”.

A mensagem de três anjos que voam no céu com o apelo para adorarmos o Criador é a resposta do Céu para a falta de esperança de muitos no século 21. Ela nos aponta para o Criador, Aquele que, no princípio, fez todas as coisas, e para o nosso Redentor, Aquele que, após o juízo, quando o pecado for erradicado, fará novas todas as coisas. “E Aquele que estava sentado no trono disse: – Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: – Escreva, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras” (Ap 21:5).

Como fazer do sábado uma antecipação do Céu em sua vida e na vida de sua família?

Quinta-feira, 18 de maio de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos