Os 2.300 dias e o tempo do fim

 Lições da Bíblia1

3. Segundo o anjo, a que período de tempo se aplicam a visão de Daniel 8 e os 2.300 dias, e por que é importante entender isso? Dn 8:17, 19, 26

Dn 8:17, 19, 26 (ARA)2: “17 Veio, pois, para perto donde eu estava; ao chegar ele, fiquei amedrontado e prostrei-me com o rosto em terra; mas ele me disse: Entende, filho do homem, pois esta visão se refere ao tempo do fim. […] 19 e disse: Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira, porque esta visão se refere ao tempo determinado do fim. […] 26 A visão da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira; tu, porém, preserva a visão, porque se refere a dias ainda mui distantes.

Alguns argumentam que os 2.300 dias são literais. Acreditam que o chifre pequeno de Daniel 8 se refira ao líder militar selêucida Antíoco Epifânio (216 a.C.–164 a.C.), que atacou Jerusalém e profanou o templo judeu, embora os 2.300 dias não se encaixem sequer na sua época. Essa interpretação, no entanto, é contrária à clara instrução do anjo de que a visão se aplica ao “tempo do fim”. Antíoco não viveu nesse tempo.

Em Daniel 8, Gabriel começou a explicação sobre a profecia dos 2.300 dias. Ele disse que o carneiro representava a Média e a Pérsia e o bode representava a Grécia (Dn 8:20, 21). Embora não tenha sido nomeado, como foi o caso dos dois poderes antes dele, o elemento seguinte, o chifre pequeno, é obviamente Roma (Dn 8:9, 23, 24). Ele, então, retratou uma espécie de fase político-religiosa de Roma, que lançaria “por terra a verdade” e interferiria no ministério celestial de Cristo (Dn 8:10-12, 25). A purificação do santuário em Daniel 8:14, o clímax do capítulo, é a resposta de Deus ao desafio dos poderes terrenos e religiosos que tentaram usurpar a autoridade divina. É parte da solução de Deus para o problema do pecado.

Gabriel estava pronto para explicar os detalhes no cronograma profético. No fim do capítulo 8, vemos que o profeta não entendeu a parte da visão sobre os 2.300 dias (Dn 8:27). A parte anterior sobre o carneiro, o bode e o chifre pequeno tinha sido explicada, sendo que os dois primeiros poderes tinham sido identificados pelo nome (Dn 8:20, 21). A purificação do santuário, no entanto, não tinha sido explicada.

Gabriel, que apareceu em Daniel 8, manifestou-se em Daniel 9 e disse: “Quando você começou a fazer as suas súplicas, foi dada uma ordem, e eu vim para explicar tudo a você, porque Deus o ama muito. Portanto, preste atenção à mensagem e entenda a visão” (Dn 9:23). Que visão? Como veremos amanhã, trata-se da visão dos 2.300 dias, a única parte da visão de Daniel 8 que o anjo ainda não tinha explicado a Daniel.

Gabriel disse que Daniel era amado. Isso indica uma ligação entre o Céu e a Terra?

Segunda-feira, 01 de maio de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos