Um Deus que está próximo

 Lições da Bíblia1

O Deus da criação, que trouxe à existência o Sol, a Lua e as estrelas, cujo incrível poder criou este planeta e o encheu de seres vivos, também Se interessa por nós. Ele libertou Seu povo da escravidão egípcia, os guiou nas andanças pelo deserto, fez chover maná do céu, derrubou os muros de Jericó e derrotou os inimigos de Israel. Esse Deus que usou Seu poder infinito para criar o Universo, o usa para derrotar as forças do mal que lutam por nossa alma.

3. Leia 2 Coríntios 5:17; Salmo 139:15-18; Atos 17:27 e Colossenses 1:17. O que esses versos nos ensinam sobre a proximidade de Deus conosco?

2 Coríntios 5:17 (ARA)2: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

Salmo 139:15-18 (ARA)2: 15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. 17 Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! 18 Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.”

Atos 17:27 (ARA)2: “para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós;

Colossenses 1:17 (ARA)2: “Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.

Teólogos falam sobre a transcendência divina. Esse é o conceito de que Deus existe acima e sobre toda a criação. Mas também falam sobre a imanência divina, isto é, que Deus também, de alguma forma, existe dentro do nosso mundo e, como mostra a história bíblica, está envolvido com o planeta de forma profunda e inerente. Embora o Senhor habite “no alto e santo lugar”, Ele também está “com o contrito e abatido de espírito” (Is 57:15). Como o próprio Jesus afirmou, ao falar sobre Seus seguidores fiéis: “Eu neles, e Tu em Mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que Tu Me enviaste e os amaste, como também amaste a Mim” (Jo 17:23). Não há como ser mais íntimo e próximo que isso.

A excelente notícia sobre Deus é que Sua grandeza e poder são tão vastos que alcançam a cada um de nós em todo o cosmos. Ele promete nos recriar, moldar e transformar à semelhança de Sua imagem. Pense no que isso significa. O Deus que criou e sustenta bilhões de galáxias é o mesmo não só em quem “vivemos, nos movemos e existimos” (At 17:28), mas também que atua em nós para nos dar novo coração, para nos limpar do pecado e nos transformar em novas criaturas em Cristo. É reconfortante saber que Deus, que é tão grandioso em poder, ama e cuida de nós.

Como obtemos esperança e conforto com a compreensão da imanência de Deus? Ou saber que Deus conhece nossos segredos mais obscuros pode nos amedrontar? Como o evangelho pode nos dar paz nesse contexto.

Terça-feira, 09 de maio de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos