A Reforma continua

 Lições da Bíblia1

Nos últimos dias, Deus levantou um povo que se inspira nos reformadores do passado, que têm a Bíblia como seu único credo, Cristo como fonte de salvação, o Espírito Santo como única fonte de força e o retorno do Senhor como a consumação de suas esperanças. Verdades há muito obscurecidas pela escuridão do erro e da tradição, incluindo o sábado bíblico, serão proclamadas ao mundo antes do retorno do Senhor.

As mensagens dos três anjos deram origem a esse movimento do tempo do fim para completar a Reforma e participar com Cristo na conclusão de Sua obra na Terra. As grandes profecias do Apocalipse revelam um movimento profético que surge a partir de um desapontamento para proclamar a mensagem final de Deus ao mundo. Apocalipse 14 descreve uma igreja mundial que prega o evangelho eterno.

Os três anjos de Apocalipse 14 se unem a um quarto anjo em Apocalipse 18. Esse anjo dá poder à proclamação dos três anjos de forma que a Terra se ilumina com a sua glória (Ap 18:1). O capítulo 18 se concentra nos grandes eventos que antecedem o clímax da história humana e o triunfo final e supremo do evangelho.

4. Leia Apocalipse 18:1. Quais três coisas João disse sobre esse anjo? (Veja também Hc 2:14.)

Apocalipse 18:1 (ARA)2: “Depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a terra se iluminou com a sua glória.” 

Habacuque 2:14 (ARA)2: “Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.

O anjo que desce da gloriosa presença divina na sala do trono do santuário foi encarregado de proclamar a última mensagem de misericórdia de Deus e avisar os habitantes da Terra do que está por vir sobre o planeta.

O texto diz que o anjo tinha “grande autoridade” (Ap 18:1). A palavra grega para “autoridade” é exousia. Jesus usou essa palavra em Mateus ao enviar os discípulos. Em Mateus 10:1, Jesus deu aos Seus discípulos “autoridade” sobre os principados e poderes do mal. Ele os enviou com o poder divino para ser vitoriosos na batalha entre o bem e o mal. Em Mateus 28:18, 19, Ele mais uma vez os enviou, mas dessa vez com “toda a autoridade” no céu e na Terra para ir e fazer discípulos de todas as nações.

As questões dos últimos dias (e de todos os dias) se resumem à autoridade. Qual autoridade seguimos: a de Deus, a nossa, a do poder da besta, ou a de outra pessoa?

Terça-feira, 20 de junho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos