Efésios em seu tempo

 Lições da Bíblia1

6. Como Paulo começa e termina a Carta aos Efésios? O que aprendemos sobre seus anseios em relação a eles? Ef 1:1, 2; 6:21-24

Ef 1:1, 2 (ARA)2: “1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus, 2 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”

Ef 6:21-24 (ARA)2: “21 E, para que saibais também a meu respeito e o que faço, de tudo vos informará Tíquico, o irmão amado e fiel ministro do Senhor. 22 Foi para isso que eu vo-lo enviei, para que saibais a nosso respeito, e ele console o vosso coração. 23 Paz seja com os irmãos e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. 24 A graça seja com todos os que amam sinceramente a nosso Senhor Jesus Cristo.”

No início da carta, Paulo se identificou como o autor (Ef 1:1). Perto da metade da carta, ele novamente se identificou pelo nome, rotulando-se como “prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vocês, os gentios”, o que introduz uma reflexão pessoal sobre sua obra como apóstolo (Ef 3:1-13). Perto do fim da carta, ele voltou a se referir à sua prisão e concluiu com palavras pessoais (Ef 6:20-22). Embora alguns estudiosos neguem que a carta tenha sido escrita por Paulo, a epístola reivindica Paulo como seu autor. A maioria dos cristãos aceita Paulo como o autor, e com razão.

7. Como Paulo demonstrou preocupação com o efeito que seu aprisionamento teria sobre os crentes em Éfeso? Ef 3:13

Ef 3:13(ARA)2: “Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, pois nisso está a vossa glória.”

Efésios parece compartilhar o mesmo tempo e circunstâncias gerais de outras cartas que Paulo escreveu da prisão, como Colossenses (Cl 4:7, 8) e Filemom. Além disso, parece ter passado um bom tempo desde o ministério de Paulo em Éfeso (Ef 1:15; 3:1, 2). Ele deve ter escrito Efésios da prisão, em Roma, por volta de 62 d.C.

Na carta, Paulo dá poucos detalhes sobre a situação de seu público em Éfeso. A extensão de sua atenção é ampla. Seu discurso abrange um grande espaço de tempo, começando com as decisões divinas tomadas “antes da fundação do mundo” (Ef 1:4), e reflete amplamente sobre grandes temas da salvação oferecida em Cristo. Com isso, a carta exibe um estilo literário nobre, com frases longas, expressões repetitivas e metáforas desenvolvidas. Paulo usou esse estilo em outro lugar (por exemplo, Rm 8:31-39), contudo isso foi concentrado em Efésios, que apresenta uma grande quantidade de linguagem de louvor, oração e adoração (Ef 1:3-14; 1:15-23; 3:14-21) e apresenta passagens cuidadosamente trabalhadas e altamente retóricas (por exemplo, Ef 4:1-16; 5:21-33; 6:10-20).

Quarta-feira, 28 de junho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos