Efésios: uma carta impregnada de Cristo

 Lições da Bíblia1

8. Como Paulo anunciou o tema de sua carta? Ef 1:9, 10

Ef 1:9, 10 (ARA)2: “9 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, 10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra;

Como a Carta aos Efésios pode ser resumida? Ela traz uma visão do plano divino centrado em Cristo para a plenitude dos tempos e o papel da igreja nesse projeto. Deus agiu em Cristo para iniciar Seu plano de “fazer convergir Nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do Céu como as da Terra” (Ef 1:10), e Ele o fez criando a igreja como uma entidade composta por uma nova humanidade de judeus e gentios (Ef 2:14). Os crentes foram chamados a seguir esse plano, sinalizando aos poderes malignos que o propósito divino estava em andamento (Ef 3:10).

Como Efésios 1:9, 10 proclama, a unidade que Deus tem em mente está centrada em Cristo. Portanto, não é surpresa constatar que Efésios é uma carta impregnada de Cristo, a qual louva as ações divinas em Cristo e celebra o acesso dos crentes aos recursos espirituais oferecidos Nele. Paulo emprega a frase “em Cristo” e frases semelhantes mais de trinta vezes e exalta a Jesus. Ao ler a carta, observe essas expressões e fique atento às muitas maneiras usadas pelo apóstolo para destacar Jesus.

Paulo buscou reacender o compromisso espiritual dos crentes em Éfeso, recordando-lhes que eles faziam parte da igreja, a qual está no centro do plano divino de unificar todas as coisas em Cristo. Quando usa a palavra “igreja” (do grego ekklesia), refere-se à igreja em geral, em vez de se referir a uma congregação local.

Uma das principais estratégias que usou foi falar sobre a igreja e fez isso por meio de metáforas vívidas, quatro das quais desenvolveu em detalhes:

1. A igreja como corpo (Ef 1:22, 23; 2:16; 3:6; 4:1-16, 25; 5:23, 29, 30); 2. A igreja como edifício/templo (Ef 2:19-22); 3. A igreja como noiva (Ef 5:22-27); 4. A igreja como exército (Ef 6:10-20). Cada uma dessas imagens, à sua maneira, revela qual é o propósito e a intenção de Deus para Sua igreja.

Na Igreja Adventista do Sétimo Dia, Deus reúne uma comunidade transnacional, multilíngue, multirracial, transcultural (Ap 14:6, 7) que aponta o caminho para o cumprimento de Seu plano de unir todas as coisas em Jesus (Ef 1:9, 10). Como podemos trabalhar de acordo com o grande plano divino?

Quinta-feira, 29 de junho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote