Graça para a obediência

 Lições da Bíblia1

A mulher vestida de escarlate e púrpura, montada sobre a besta escarlate, passou de mão em mão sua taça de vinho, e embebedou o mundo com as falsas doutrinas de Babilônia. Ao falar do “vinho de Babilônia”, Ellen G. White escreveu: “Qual é esse vinho? – suas falsas doutrinas. Ela tem dado ao mundo um falso sábado em lugar do sábado do quarto mandamento e tem repetido a falsidade que Satanás proferiu pela primeira vez a Eva no Éden – a imortalidade natural da alma” (Maranata – O Senhor Vem! [MM 1977], p. 163). Esses ensinamentos errôneos têm enganado milhões. Como resultado, Deus faz ao Seu povo, ainda arraigado no erro, um último apelo.

7. Leia Apocalipse 18:4, 5. Qual é o apelo de Deus para multidões que ainda estão em organizações religiosas caídas?

Apocalipse 18:4, 5 (ARA)2: “4 Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos; 5 porque os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou dos atos iníquos que ela praticou.

Muitos do povo de Deus estão em religiões que rebaixaram os ensinos bíblicos e não entendem as verdades das Escrituras. O apelo de Deus é direto (Ap 18:4).

8. Leia 1 João 3:4 e compare com Romanos 14:23. Como a Bíblia define o pecado? Como essas passagens bíblicas se harmonizam?

1 João 3:4 (ARA)2: “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.” 

Romanos 14:23 (ARA)2: “Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.”

Pecado é a transgressão da lei. A única maneira de obedecer à lei é pela fé no poder de Cristo. Somos frágeis, vacilantes e pecaminosos. Quando aceitamos Cristo pela fé, Sua graça faz expiação do nosso passado e nos capacita no presente. Ele nos dá “graça e apostolado […] para a obediência” (Rm 1:5). O apelo do Céu ao Seu povo que está em igrejas que não respeitam a lei divina é que saia de lá pela fé. Seu apelo aos adventistas que guardam o sábado é que abandonem as tentativas humanas egocêntricas de obediência e vivam de forma piedosa pela fé na graça de Cristo, que nos livra da condenação do pecado e de seu domínio. Assim como a fidelidade de Israel à lei (Dt 4:6) teria sido uma testemunha ao mundo, nossa fidelidade pode ser uma testemunha poderosa e ajudar a guiar pessoas para fora da Babilônia.

Quinta-feira, 01 de junho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos