O Cordeiro que foi morto

 Lições da Bíblia1

Há muitos símbolos importantes no Apocalipse. Um dragão no céu (Ap 12:3, 4, 7), anjos voando no meio do céu (Ap 14:6), uma mulher montada numa besta escarlate (Ap 17:3), e assim por diante. O Espírito Santo inspirou João a colocá-los na Palavra, e eles têm papéis importantes na revelação da verdade para os que leem as palavras desse livro e as praticam (Ap 1:3).

No entanto, há outra imagem que aparece com frequência em todo o livro do Apocalipse. Qual é essa imagem, e o que ela representa?

7. O que o Cordeiro simboliza, e por que aparece tantas vezes em Apocalipse? Ap 5:6, 8, 12; 7:17; 14:1; 15:3; 19:7; 21:22, 23; 22:1, 3

Ap 5:6, 8, 12 (ARA)2: “6 Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra. […] 8 e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, […] 12 proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.

7:17 (ARA)2: “pois Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.” 

14:1 (ARA)2: “Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro miltendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai.” 

15:3 (ARA)2: “e entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!

19:7; (ARA)2: “Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou,

21:22, 23 (ARA)2: “22 Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro23 A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada.

22:1, 3 (ARA)2: “1 Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. […] 3 Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão,

Como diz a introdução do livro, ele é uma revelação “de Jesus Cristo”. Ele não é só um Cordeiro, mas um Cordeiro “que foi morto” (Ap 5:6, 12; Ap 13:8). Ou seja, Jesus Cristo crucificado. Esse é o coração e a alma de toda a Bíblia, do Apocalipse e das três mensagens angélicas. Não podemos ser fiéis ao nosso chamado, não podemos realizar a obra para a qual Deus criou esta igreja, a menos que tenhamos o Cordeiro morto, crucificado por nossos pecados, como o foco de nossa mensagem.

“Devemos colocar intencionalmente o Cordeiro que foi morto no centro de nossas doutrinas e nossa missão e no cerne de cada sermão que pregamos, cada artigo que escrevemos, cada oração que fazemos, cada canção que cantamos, cada estudo bíblico que damos e em tudo o que fazemos. Que o amor revelado pelo Cordeiro na cruz transforme a maneira como tratamos uns aos outros e nos motive a também cuidar do mundo” (Ángel Manuel Rodríguez, The Closing of the Cosmic Conflict: Role of the Three Angels’ Messages, manuscrito não publicado, p. 70).

Em meio às imagens de bestas perigosas, de um dragão que faz guerra, de pragas, de perseguição e da marca da besta, permanece à frente e no centro o Cordeiro que foi morto. No fim das contas, as três mensagens angélicas são sobre Ele somente, e sobre o que fez por nós, está fazendo e fará até o fim da história da salvação.

Focalizar o Cordeiro morto é crucial em nossa mensagem aos outros e em nossa vida?

Quinta-feira, 22 de junho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos