Paulo e os efésios - Estudo adicional

 Lições da Bíblia1

A história dos exorcistas que usaram indevidamente os nomes de Jesus e Paulo (At 19:13-20) explica por que o apóstolo usou tanta linguagem sobre poder em Efésios. Alguns crentes, sob a convicção da soberania de Jesus, jogaram no fogo seus manuais de magia. Graças à descoberta de cerca de 250 papiros que falavam de magia, bem como outros achados, temos ilustrações de rituais, feitiços, fórmulas, maldições, etc., semelhantes àquelas apresentadas nesses manuais. Os volumes aconselhavam os adeptos a conduzir rituais para persuadir deuses e poderes a fazer o que eles pedissem.

Esses volumes valiam 50 mil moedas de prata, ou 50 mil dias de salário. Se calcularmos R$ 55,00 para cada dia de salário, isso equivaleria a R$ 2.750.000! Isso demonstra a importância desses volumes para os efésios. “Foi preciso a intervenção de Deus para que eles fossem convencidos de que deveriam se arrepender da utilização de amuletos, encantos, invocações e meios tradicionais de obter poder espiritual” (Clinton E. Arnold, Efhesians, [Grand Rapids, MI: Zondervan, 2010], p. 34).

Os efésios precisavam de instruções sobre “como lidar com a influência e os ataques dos sinistros poderes cósmicos” (Clinton E. Arnold, Power and Magic: The Concept of Power in Ephesians, p. 165). A resposta de Paulo é a carta que aponta para o Cristo exaltado acima dos poderes e enfatiza a superioridade do poder que Deus oferece (Ef 1:20-23; 2:15-19; 3:14-21; 6:10-20).

Perguntas para consideração

Que poderes ou autoridades estão ativos no mundo e em sua vida? Esses poderes se manifestam, tentando os crentes a honrá-los em vez de adorarem o Cristo exaltado?

Deus planejou unir, na “plenitude dos tempos”, todas as coisas em Cristo. Paulo expressou esperança para o futuro (Ef 1:18 [“iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos”]; 2:12 [“naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.”]; 4:4 [“há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação;”]). Por que ele tinha esperança?

Como Paulo apontou para a grande e futura esperança do retorno de Cristo? (Ef 1:13, 14 [“13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.”]; 1:21 [“acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro.”]; 2:7 [“para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.”]; 4:30 [“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”]; 5:5 [“Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”]). O que essa esperança significa para nós agora?

Sexta-feira, 30 de junho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos