Paulo e os efésios
Lições da Bíblia1
“Ele nos revelou o mistério da Sua vontade, segundo o Seu propósito, que Ele apresentou em Cristo, de fazer convergir Nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do Céu como as da Terra” (Ef 1:9, 10).
Quando escrevemos algo, temos um propósito; algumas vezes, um propósito significativo. Abraham Lincoln, por exemplo, escreveu seu famoso Discurso de Gettysburg em 1863, após a terrível devastação na batalha da Guerra Civil Americana, que deixou cerca de 7 mil soldados mortos. Nesse discurso, inspirado nos pais fundadores, Lincoln expressou sua crença de que a guerra civil era o teste final para determinar se a nação criada em 1776 subsistiria ou desapareceria da face da Terra.
Paulo tinha um propósito profundo, que motivou sua carta. Os efésios estavam sendo tentados a desanimar, em parte por causa do aprisionamento do apóstolo (Ef 3:13; 6:20) e, em parte, devido às contínuas perseguições e tentações. Paulo relembra a eles o que aconteceu quando se converteram, aceitaram Cristo como seu Salvador e passaram a fazer parte da igreja de Deus. Eles se tornaram o corpo de Cristo (Ef 1:19-23; 4:1-16), os materiais de construção de um templo (Ef 2:19-22), a noiva do Senhor (Ef 5:21-33) e um exército bem equipado (Ef 6:10-20). Desempenhavam um papel estratégico no cumprimento do grande plano divino, de unir todas as coisas em Cristo (Ef 1:9, 10). Paulo escreveu para despertar os crentes em Éfeso quanto à sua identidade integral e aos seus privilégios como seguidores de Cristo.
Sábado, 24 de junho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.