Perseverança inabalável

 Lições da Bíblia1

Em Apocalipse 14:7, Deus chama todos a adorá-Lo. Essa é a mensagem do primeiro anjo. Deus adverte as pessoas também sobre “Babilônia” espiritual (Ap 14:8), um falso sistema religioso com raízes na antiga Babilônia. Essa é a mensagem do segundo anjo.

O terceiro anjo adverte contra a adoração à besta (Ap 14:9, 10). O anjo declara com voz forte: “Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na testa ou na mão, também esse beberá do vinho do furor de Deus”.

1. Leia Apocalipse 14:12. Quais são as duas características do povo de Deus nos últimos dias? Por que elas são importantes?

Apocalipse 14:12 (ARA)2: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”

A palavra grega para “perseverança” é hupomone, melhor traduzida como “perseverança inabalável”. No tempo do fim, Deus terá um povo leal a Ele diante da oposição e perseguição feroz. Por meio de Sua graça, demonstrará firme perseverança, vivendo de modo obediente, centrado em Deus, cheio da graça.

A adoração ao Criador (Ap 14:7) está em oposição direta à adoração à besta (Ap 14:9) e é expressa por um povo que guarda os mandamentos de Deus e tem a fé em Jesus (Ap 14:12). O conflito final sobre lealdade a Cristo ou lealdade à besta gira em torno da adoração, e no centro do conflito entre o bem e o mal está o sábado.

2. Leia Romanos 8:1-4; Efésios 2:8-10 e Colossenses 1:29. O que essas passagens nos ensinam sobre o resultado de viver pela fé?

Romanos 8:1-4 (ARA)2: “1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, 4 a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Efésios 2:8-10 (ARA)2: “8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Colossenses 1:29 (ARA)2: “para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim.

Vivendo pela fé, recebemos a graça divina, e nossa vida é transformada. Os seguidores comprometidos com o Salvador não só terão fé “em” Jesus, como terão a fé “de” Jesus. A qualidade da fé de Jesus para o tempo do fim será deles, e eles permanecerão fiéis, mesmo até a morte, assim como Jesus foi fiel.

Você é fiel nas pequenas coisas? O que a sua fidelidade diz sobre como você será quando a verdadeira provação chegar? (Ver Lc 16:10 [“Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.”])

Domingo, 04 de junho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos