Abençoados para sempre por meio da graça

 Lições da Bíblia1

4. Compare o plano da salvação (Ef 1:3, 4) com os seus resultados eternos (Ef 2:7). Quais são os elementos e objetivos essenciais desse plano?

Ef 1:3, 4 (ARA)2: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, 4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor

Ef 2:7 (ARA)2: “para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.

Cerimônias de formatura são maravilhosas, seja de jardim da infância ou de um Ph.D. Uma formatura marca uma conquista importante, a mudança para uma fase diferente da vida ou da carreira. É importante para nós, como crentes, entender uma verdade profunda do evangelho: nunca nos formaremos na escola da graça. Nunca haverá uma celebração de um doutorado em graça nem ficaremos isentos da necessidade dela.

Paulo reforçou essa verdade com uma cronologia abrangente. Deus agiu no passado em Cristo para nos redimir, identificando-nos com Seu Filho, de tal forma que, no presente, somos coparticipantes da Sua ressurreição, ascensão e exaltação (Ef 2:4-7). O plano divino, porém, não termina com um passado cheio de graça e um presente banhado na misericórdia. Estabelecido em concílios divinos em tempos imemoriais (Ef 1:4), estende-se para sempre no futuro. Inclui “tempos vindouros”. A base de Seu plano para o futuro eterno é o mesmo princípio de Suas ações no passado e no presente: o princípio da graça. “Nos tempos vindouros”, Deus anseia demonstrar “a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus” (Ef 2:7).

Paulo considerava a graça de Deus uma fortuna ou tesouro de valor insondável (compare com Ef 1:7 [“no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,”]; 3:8 [“que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência,”] do qual os crentes podem tirar para atender a qualquer necessidade. Essa grande generosidade divina para conosco se torna uma exibição eloquente, eterna e cósmica de Sua graça.

“Habitando conosco, Jesus revelaria Deus tanto aos seres humanos quanto aos anjos […]. Entretanto, essa revelação seria feita não somente aos Seus filhos nascidos na Terra. Nosso pequeno mundo é o livro de estudo do Universo. O maravilhoso plano de graça do Senhor, o mistério do amor que redime, é o tema que os ‘anjos anelam perscrutar’ (1Pe 1:12) e será seu estudo por toda a eternidade. Os seres remidos e os não caídos terão na cruz de Cristo seu estudo e seu cântico. Será visto que a glória que resplandece no rosto de Jesus Cristo é a glória do amor abnegado” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 9).

Quarta-feira, 19 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos