Aproximados em Cristo
Lições da Bíblia1
1. Compare Efésios 2:1-3, a descrição anterior de Paulo sobre o passado gentílico dos destinatários, com Efésios 2:11, 12. O que ele destacou na nova descrição do passado deles?
Efésios 2:1-3 (NAA)2: “1 Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2 nos quais vocês andaram noutro tempo, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência. 3 Entre eles também nós todos andamos no passado, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.”
Efésios 2:11, 12 (NAA)2: “11 Portanto, lembrem-se de que no passado vocês eram gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisão, que é feita na carne por mãos humanas. 12 Naquele tempo vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.”
Gentios que se tornaram crentes em Cristo e membros do Seu “corpo”, a igreja, outrora tinham sido totalmente separados de Israel e da salvação. Paulo considerava importante que se lembrassem desse passado (Ef 2:11). Eles estiveram “sem Cristo”, o Ungido, o Messias de Israel. Tinham sido “separados da comunidade [o Estado ou o povo] de Israel” e “estranhos às alianças da promessa”, inconscientes das promessas de salvação oferecidas ao longo da história. A separação de Israel e a salvação oferecida através de Israel significavam que antes os gentios não tinham esperança e estavam “sem Deus no mundo” (Ef 2:12).
Além disso, no passado, os gentios tinham vivido em grande contenda com os judeus. Paulo deu uma noção desse ódio arraigado referindo-se a um sintoma dele: insultos. Os judeus se referiam aos gentios, com escárnio, como “incircuncisão”, e os gentios se referiam aos judeus, com igual desdém, como “circuncisão” (Ef 2:11).
No entanto, Paulo apontou para algo radicalmente diferente: “Agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados pelo sangue de Cristo” (Ef 2:13).
Quando Paulo afirmou que os gentios uma vez estiveram longe (Ef 2:17, 18), tomou emprestado de Isaías 57:19: “‘Criei a paz, paz para os que estão longe e para os que estão perto’, diz o Senhor, ‘e Eu o sararei.’” Em Cristo e por meio de Sua cruz, os gentios foram aproximados de tudo de que estavam separados: Deus, esperança e seus irmãos judeus. Eis a boa-nova subentendida na carta de Paulo: a cruz pode curar a grande ruptura entre judeus e gentios, e todas as nossas rixas e divisões podem ser resolvidas ali. Essa boa-nova nos convida a considerar as divisões que existem em nossa vida e na igreja e a refletir sobre o poder da cruz para suplantá-las.
De que condição Jesus o redimiu? É importante se lembrar sempre de onde você estava quando Ele o encontrou e onde estaria agora se Ele não o tivesse encontrado?
Domingo, 23 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.