Derrubando a parede de separação

 Lições da Bíblia1

3. Que atitude Cristo tomou em relação à “lei dos mandamentos na forma de ordenanças”? Por que Ele fez isso? Ef 2:14, 15

Ef 2:14, 15 (ARA)2: “14 Porque ele é a nossa paz. De dois povos ele fez um só e, na sua carne, derrubou a parede de separação que estava no meio, a inimizade. 15 Cristo aboliu a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo uma nova humanidade, fazendo a paz,

Nesses versos, é provável que Paulo tenha feito menção à balaustrada ou muro que rodeava o pátio de Israel no Templo de Herodes com sua ameaça de morte. Paulo imaginou essa parede sendo derrubada e os gentios tendo acesso total à adoração a Deus (Ef 2:18). Qualquer parede desse tipo, disse Paulo, havia sido removida pela cruz, pois ali aprendemos que esses dois povos, judeus e gentios, são na verdade um.

Alguns acreditam que o texto de Efésios 2:14, 15 ensina que os Dez Mandamentos, incluindo o mandamento do sábado, foram “abolidos” ou “postos de lado” pela cruz. No entanto, em Efésios, Paulo demonstrou profundo respeito pelos Dez Mandamentos como um recurso para moldar o discipulado cristão. Ele citou o quinto mandamento (Ef 6:2, 3) e fez alusão aos outros (por exemplo, ao sétimo, Ef 5:3-14, 21-33; ao oitavo, Ef 4:28; ao nono, Ef 4:25; e ao décimo, Ef 5:5). Isso se harmoniza com as afirmações anteriores de Paulo sobre a lei (Rm 3:31; 7:12). Ele falou do uso indevido da lei, mas a honrou e assumiu sua continuidade. Assim, usar esses versos para insinuar que os Dez Mandamentos teriam sido abolidos, em especial à luz de todos os outros versos da Bíblia sobre a perpetuidade da lei divina, é claramente uma interpretação errônea da intenção do apóstolo.

Em vez disso, qualquer uso da lei para causar discórdia entre judeus e gentios e, especialmente, excluir gentios da parceria plena entre o povo de Deus e do acesso à adoração seria anátema a Paulo e um uso indevido da intenção divina para a lei. A “lei” em Efésios 2:14, 15 se refere aos aspectos cerimoniais da lei que separavam o judeu do gentio, representados na complexa expressão “a lei dos mandamentos na forma de ordenanças”, ou a todo o sistema de lei do AT conforme interpretado, ampliado e mal utilizado como um obstáculo para separar judeus de gentios.

Que tensões entre os adventistas do sétimo dia precisam ser confrontadas e superadas? Por que nosso amor comum por Cristo deveria ser suficiente para superá-las?

Terça-feira, 25 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos