Experimentando o discernimento pelo Espírito Santo

 Lições da Bíblia1

“Não cesso de dar graças por vocês, mencionando-os nas minhas orações. Peço ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, que conceda a vocês espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento Dele” (Ef 1:16, 17).

Ao relatar suas orações, Paulo registrou um pedido central que ele colocou diante do trono de Deus. Ele já havia observado que o Espírito Santo entrara na vida dos crentes no momento da conversão deles (Ef 1:13, 14). Paulo, então, orou por uma nova bênção do Espírito; pediu que desse o discernimento espiritual necessário, focado em uma compreensão aprofundada de Jesus (“no pleno conhecimento Dele”; Ef 1:17).

2. Paulo orou para que o Espírito Santo desse aos crentes compreensão especial a respeito de quais três temas? Ef 1:17-19

Ef 1:17-19 (ARA)2: “17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, 18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos 19 e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;”

Quando Paulo orou para que os crentes soubessem qual era “a esperança da vocação” deles (Ef 1:18), orou para que estivessem atentos às ações que Deus já havia tomado para a salvação deles (Ef 1:3-9, 11-13) e para o glorioso futuro que Ele tinha planejado para eles (Ef 1:10, 14).

Quando orou por uma percepção sobre “a riqueza da glória da Sua herança nos santos” (Ef 1:18), ele estava relembrando a noção do AT dos crentes como herança de Deus (Dt 9:29; 32:9; Zc 2:12; compare com Ef 1:11). Desejava que soubessem que eles não só possuíam uma herança de Deus, mas que eles eram herança Dele. Queria que entendessem seu valor para Deus.

Quando o apóstolo orou por discernimento sobre “a suprema grandeza do Seu poder sobre nós, os que cremos” (Ef 1:19), imaginou o Espírito Santo trazendo nova compreensão da imensidão do poder de Deus e efetivando-o na experiência deles.

Em todas essas orações, Paulo quis que essas pessoas experimentassem por si mesmas o que lhes havia sido dado por meio de Jesus.

Como você pode experimentar melhor “a suprema grandeza do Seu poder sobre nós, os que cremos”? O que isso significa na prática?

Segunda-feira, 10 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos