Jesus, pregador da paz

 Lições da Bíblia1

4. Como Paulo resumiu o ministério de Cristo em Efésios 2:17, 18?

Efésios 2:17, 18 (ARA)2: “17 E, quando veio, Cristo evangelizou paz a vocês que estavam longe e paz também aos que estavam perto; 18 porque, por meio dele, ambos temos acesso ao Pai em um só Espírito.”

O conceito de paz é importante em Efésios, visto que a carta começa e termina com bênçãos de paz: “e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (Ef 1:2; Ef 6:23). Antes, em Efésios 2:11-22, Paulo argumentou que Cristo personifica a paz, “Porque Ele é a nossa paz”, e que Sua cruz produz paz (Ef 2:14-16). Cristo não só destrói algo – a hostilidade entre judeu e gentio –, mas cria uma nova humanidade, marcada por relacionamentos de reconciliação e paz (Ef 2:14-17). Tal paz não é apenas ausência de conflito, mas ecoa o conceito hebraico de shalom, a experiência de totalidade e bem-estar, no relacionamento com Deus (Rm 5:1) e com o próximo.

5. Como Paulo imaginava os crentes compartilhando a mensagem de paz de Jesus? Ef 4:3; 6:14, 15; compare Rm 10:14, 15 com Ef 2:17-19; Is 52:7; 57:19

Ef 4:3 (NAA)2: “fazendo tudo para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.”

6:14, 15 (ARA)2: “14 Portanto, fiquem firmes, cingindo-se com a verdade e vestindo a couraça da justiça. 15 Tenham os pés calçados com a preparação do evangelho da paz,

Rm 10:14, 15 (NAA)2: “14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!’”

Ef 2:17-19 (NAA)2: “17 E, quando veio, Cristo evangelizou paz a vocês que estavam longe e paz também aos que estavam perto; 18 porque, por meio dele, ambos temos acesso ao Pai em um só Espírito. 19 Assim, vocês não são mais estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,

Is 52:7 (NAA)2: “7 Quão formosos são sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: ‘O seu Deus reina!’”

Is 57:19 (ARA)2: “‘Como fruto dos seus lábios criei a pazpaz para os que estão longe e para os que estão perto’, diz o Senhor, ‘e eu o sararei.

Os evangelhos contêm exemplos de Jesus como pregador da paz. Em Suas mensagens de despedida aos discípulos, prometeu a eles e a nós: “Deixo com vocês a paz, a Minha paz lhes dou” (Jo 14:27). E concluiu: “Falei essas coisas para que em Mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: Eu venci o mundo” (Jo 16:33). Após Sua ressurreição, quando apareceu aos discípulos, repetidamente dizia: “Que a paz esteja com vocês” (Jo 20:19, 21, 26).

Em Efésios 2:17, 18, Paulo ressaltou que a pregação da paz de Cristo se estendia além do período de Seu ministério terrestre. Ele “anunciou paz” tanto aos “que estavam longe” (gentios antes de serem convertidos) como aos “que estavam perto” (judeus; comparar com Ef 2:11-13). Ao aceitar essa proclamação, todos os crentes experimentam uma bênção profunda.

Como ser pregador da paz, e não condutor de conflito? A que situações você pode ajudar a levar a cura?

Quarta-feira, 26 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos