O antigo mistério do evangelho

 Lições da Bíblia1

2. Que mistério foi confiado a Paulo? Ef 3:1-6

Ef 3:1-6 (ARA)2: “1 Por essa razão eu, Paulo, o prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vocês, os gentios — 2 se é que vocês ouviram falar a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada em favor de vocês3 pois, segundo uma revelação, me foi dado a conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente. 4 Ao lerem o que escrevi, poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo, 5 o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como agora foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, pelo Espírito. 6 O mistério é que os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho,

Ao estudar Efésios 3:1-6, observe o seguinte: primeiro, Paulo escreveu essa parte da carta especificamente aos crentes gentios nas igrejas- lares de Éfeso (Ef 3:1).

Em segundo lugar, Paulo afirmou ser o destinatário de algo que ele chama de “a dispensação da graça de Deus”, dada a ele “em favor” dos gentios (Ef 3:2). Essa dispensação, ou esse ministério da graça, é a maneira como Paulo descreve a comissão dada a ele de pregar o evangelho (“graça de Deus”) aos gentios (Ef 3:7, 8).

Em terceiro lugar, Paulo afirmou que um mistério lhe fora revelado, um tema sobre o qual já havia escrito na carta (Ef 1:9, 10; 2:11-22), o “mistério de Cristo” (Ef 3:3, 4). Paulo não desejava ser considerado como o inventor do evangelho, mas reivindicava o ministério dado por Deus de proclamar o evangelho.

Em quarto lugar, Paulo não era o único a ter recebido revelação avançada sobre esse mistério, visto que o Espírito também havia revelado aos “santos apóstolos e profetas” de Cristo, de uma forma que supera a revelação do plano divino para gerações anteriores (Ef 3:5). É provável que o termo profetas aqui se refira aos que possuíam e exercitavam o dom de profecia nas primeiras igrejas cristãs, em vez dos profetas do AT. O mistério, que antes estava escondido, se tornou, então, o que poderíamos chamar de “segredo conhecido”.

Por fim, ele declarou: “O mistério é que os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho” (Ef 3:6).

Paulo era apaixonado pelo evangelho e especialmente pela forma como é expresso na igreja, a qual é composta de judeus e gentios. Esses dois grupos se tornaram os blocos de construção da nova comunidade de Deus, Seu novo estilo de humanidade, a igreja (Ef 2:14-16). Eles foram transformados de inimigos para “coerdeiros”, “unidos no mesmo corpo” (o corpo de Cristo) e “coparticipantes” da promessa do evangelho (Ef 3:6).

Que atitudes contradizem a inclusão ensinada pelo evangelho? Como se livrar delas?

Segunda-feira, 31 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos