Participando do poder da ressurreição

 Lições da Bíblia1

Nos versos restantes do seu relato de oração em Efésios 1:20-23, Paulo expandiu o terceiro tópico de compreensão que esperava que o Espírito Santo trouxesse aos crentes: a imensidão do poder de Deus, exercido em favor deles. Iniciou apontando para dois eventos da história da salvação como as primeiras ilustrações do poder divino: (1) a ressurreição de Jesus; (2) a exaltação de Jesus ao trono do cosmos.

3. Como o poder de Deus foi demonstrado por meio da ressurreição de Jesus? Ef 1:20; 1Co 15:20-22; Fp 3:8-11; Hb 13:20, 21; 1Pe 1:3

Ef 1:20 (ARA)2: “o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais,”

1Co 15:20-22 (ARA)2: “20 Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. 21 Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. 22 Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.

Fp 3:8-11 (ARA)2: “8 Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo 9 e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; 10 para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; 11 para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.”

Hb 13:20, 21 (ARA)2: “20 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhaspelo sangue da eterna aliança, 21 vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!

1Pe 1:3 (ARA)2: “3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

A ressurreição de Jesus é uma crença inegociável da fé cristã (1Co 15:14, 17). Porque Cristo ressuscitou, os crentes fiéis aguardam a grande e futura ressurreição para a vida eterna no momento de Seu retorno (1Co 15:20-23). Porque Cristo ressuscitou, podemos contar com as bênçãos do evangelho, incluindo a presença do Espírito Santo em nossa vida.

A imagem de Deus fazendo Cristo “sentar à Sua direita” (Ef 1:20) foi extraída do Salmo 110:1, a passagem do AT mais citada no NT (todas as passagens citadas parecem se basear nela). A exaltação de Cristo é bastante destacada em Efésios. Os crentes estão assentados em Cristo “nas regiões celestiais” (Ef 2:6). Além disso, Paulo se referiu à ascensão de Jesus como um prelúdio para Sua obra de encher todas as coisas e conceder dons à Sua igreja (ver Ef 4:8-11 [“8 Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. 9 Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra? 10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas. 11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,”]).

Em Efésios 4:8-11, Paulo nos advertiu a não adotar uma imagem meramente estática de Cristo no trono do Pai, apresentando, em vez disso, “a imagem dinâmica do NT do Cristo exaltado que avança por meio do Seu Espírito em todo o mundo, dominando e conquistando” (F. F. Bruce, The Epistles to the Colossians, to Philemon, and to the Ephesians [Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1984], p. 133). Assim, Paulo retratou a exaltação/coroação de Cristo não apenas como uma ilustração do poder divino oferecido aos crentes, mas como a fonte desse poder.

Em que áreas da vida você precisa do poder de Cristo e como pode aproveitar melhor esse poder? O que dificulta seu acesso ao poder Dele?

Terça-feira, 11 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos