Reconciliação: o presente de Deus que vem da cruz

 Lições da Bíblia1

“Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade […]. O objetivo Dele era […] reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz” (Ef 2:14-16, NVI).

2. Como Paulo descreveu a cruz e o impacto da obra de Cristo? Como você resumiria o que ele disse sobre a cruz? De que modo ela muda nossos relacionamentos? Ef 1:7, 8; 4:32; 2:13, 14, 16; 5:2, 25

Ef 1:7, 8 (NAA)2: “7 Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e entendimento.”

Ef 4:32 (NAA)2: “Pelo contrário, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, como também Deus, em Cristo, perdoou vocês.

Ef 2:13, 14, 16 (NAA)2: “13 Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados pelo sangue de Cristo. 14 Porque ele é a nossa paz. De dois povos ele fez um só e, na sua carne, derrubou a parede de separação que estava no meio, a inimizade. […] 16 e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por meio da cruz, destruindo a inimizade por meio dela.

Ef 5:2, 25 (NAA)2: “E vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós, como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

No contexto de Efésios 2:11-22, a cruz ofereceu três grandes recursos aos crentes: (1) Os gentios, que estavam “longe” de Deus e de Seu povo, foram “aproximados” de ambos, sendo agora filhos de Deus e irmãos dos judeus (Ef 2:13, 19); (2) A “inimizade” (echthran, palavra grega relacionada a echthros, “inimigo”) entre judeus e gentios foi destruída. A cruz removeu o que parecia ser o estado permanente de hostilidade em que judeus e gentios eram inimigos jurados (Ef 2:16, 17); (3) No lugar da hostilidade veio a reconciliação. Era plano de Cristo reconciliar “ambos em um só corpo com Deus, por meio da cruz” (Ef 2:16; Cl 1:19-22).

Como é a reconciliação? Como é estar reconciliado? Imagine um afastamento sério entre mãe e filha que se estabeleceu ao longo dos anos. Imagine esse rancor sendo dissolvido em uma onda de graça e perdão e o reencontro entre as duas. Isso é reconciliação. A reconciliação é vivenciada no momento em que um membro da igreja deixa de lado qualquer questão que o separe de outro membro e reconhece-o como um irmão amado, que aceita o que foi oferecido. Reconciliação não é um termo mecânico ou legal, e sim um termo interpessoal que celebra a cura de relacionamentos quebrados. Paulo ousou imaginar a poderosa obra de Cristo na cruz impactando os relacionamentos, não apenas entre indivíduos, mas também entre grupos de pessoas. Ele a imaginou invadindo nossa vida e destruindo as divisões, dissolvendo as brigas e renovando nossa comunhão e compreensão uns com os outros.

De que forma você pode aplicar os princípios acima para se reconciliar com alguém?

Segunda-feira, 24 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos