Salvos por Deus

 Lições da Bíblia1

5. Leia Efésios 2:1-10, dando ênfase aos versos 8 a 10. Que pontos Paulo destacou ao concluir a passagem?

Efésios 2:1-10 (ARA)2: “1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvosmediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Em Efésios 2:1-3, Paulo documentou que a salvação dos crentes não ocorreu por causa do bom comportamento ou das qualidades agradáveis deles. Antes, eles estavam espiritualmente mortos. Não havia faísca de vida ou valor neles, eram totalmente dominados pelo pecado (Ef 2:1), não tinham iniciativa própria e eram liderados por Satanás e por suas próprias paixões e ilusões (Ef 2:2, 3).

Alheios a tudo, estavam em uma condição muito pior do que simplesmente não ter vida espiritual ou virtude. Com toda a humanidade, eram inimigos do Deus verdadeiro e caminhavam em direção ao juízo divino. Eram “filhos da ira, como também os demais” (Ef 2:3).

A salvação deles não estava fundamentada em suas próprias qualidades, mas no amor inexplicável de Deus, que não pode ser explicado com base em nenhum valor do objeto desse amor. Na misericórdia e no amor, Deus age em favor deles em Cristo (Ef 2:4), ressuscitando-os da morte espiritual. Por causa da intervenção divina, experimentam um itinerário incrível que segue a trajetória do próprio Jesus. Da extrema profundidade da morte espiritual absoluta e da escravidão opressora, eles são ressuscitados e transportados para as “regiões celestiais” e se assentam com Cristo no trono cósmico (Ef 2:5, 6). Porém, essa intervenção divina não é um fenômeno momentâneo. Tem poder de permanência real e durabilidade eterna, porque Deus pretende exibir Sua graça para com eles em Cristo Jesus por toda a eternidade (Ef 2:7).

Em sua conclusão de Efésios 2:1-10, versos 8-10, Paulo voltou a tocar nesse assunto, desejando garantir que seu argumento se destacasse: a salvação dos crentes é obra divina, não humana. Não se origina em nós, é dom de Deus. Nenhum ser humano pode se vangloriar de tê-la despertado (Ef 2:8, 9). Permanecendo na graça de Deus, somos revelações de Sua graça, e apenas de Sua graça. Somos Suas obras-primas, criadas por Deus “em Cristo Jesus” (Ef 2:10).

Por que é importante entender que a salvação vem de Deus, e não dos nossos méritos?

Quinta-feira, 20 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos