Vivendo para louvor da Sua glória

 Lições da Bíblia1

“Em Cristo fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito Daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da Sua vontade, a fim de sermos para louvor da Sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo” (Ef 1:11, 12).

Parece que os crentes em Éfeso tinham desanimado porque perderam a clara noção de quem eram como cristãos (Ef 3:13). Em harmonia com o que havia afirmado antes (Ef 1:3-5), Paulo desejou reforçar a identidade deles como cristãos. Os crentes não são vítimas de decisões arbitrárias e aleatórias de diferentes deidades ou poderes astrais. Eles são filhos de Deus e têm acesso a muitas bênçãos por meio de Cristo, com base nos profundos conselhos e eternas decisões divinas. É o propósito, o conselho e a vontade de Deus que atuam na vida deles, em consonância com o plano divino ainda mais amplo de unir todas as coisas em Cristo (Ef 1:5, 10, 11). Podem ter confiança inabalável em sua posição diante de Deus e na eficácia das bênçãos que Ele oferece. A vida deles deve ecoar a essência da mensagem de Efésios 1:3-14: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo […]”!

4. Compare os usos do conceito de “herança” em Efésios 1:11, 14, 18. Por que esse conceito é importante para Paulo?

Efésios 1:11, 14, 18 (ARA)2: “11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, […] 14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória. […] 18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos

Você já recebeu uma herança como resultado da morte de alguém? Talvez um parente tenha lhe deixado um tesouro valioso ou uma quantia considerável de dinheiro. Na opinião de Paulo, em virtude da morte de Jesus, os cristãos receberam uma herança de Deus e se tornaram uma “herança” para Ele (Ef 1:14, 18).

No AT, o povo de Deus é considerado Sua “herança” ou legado (Dt 9:29; 32:9; Zc 2:12). Esse sentimento de ser ou se tornar herança de Deus está em Efésios 1:18 e é o significado provável do termo em Efésios 1:11 (que, então, seria traduzido assim: “Nele nos tornamos uma herança”). Como elemento central em sua identidade cristã, Paulo desejava que os crentes soubessem seu valor para Deus. Eles não só possuem uma herança de Deus (Ef 1:14; 3:6; 5:5), mas também são herança Dele.

Qual é a diferença entre conquistar e herdar? Isso mostra o que obtemos em Jesus?

Quarta-feira, 05 de julho de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos