A igreja como a noiva de Cristo – parte 1

 Lições da Bíblia1

2. Compare Efésios 5:25-27, 29 com a menina abandonada de Ezequiel 16:1-14. Que elementos dessa história Paulo repetiu em seu esboço?

Efésios 5:25-27, 29 (NAA)2: “25 Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja se entregou por ela, 26 para que a santificassetendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. […] 29 Porque ninguém jamais odiou o seu próprio corpo. Ao contrário, o alimenta e cuida dele, como também Cristo faz com a igreja;”

Ezequiel 16:1-14 (NAA)2: “1 A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: 2 — Filho do homem, mostre a Jerusalém as suas abominações 3 e diga-lhe: Assim diz o Senhor Deus a Jerusalém: — “Quanto à sua origem e ao seu nascimento, você procede da terra dos cananeus. O seu pai era amorreu, e a sua mãe era heteia. 4 Quanto ao seu nascimento, no dia em que você nasceu, não lhe cortaram o cordão umbilical, nem a lavaram com água para que ficasse limpa, nem a esfregaram com sal, nem a enrolaram em panos. 5 Ninguém olhou para você com piedade, para lhe fazer qualquer dessas coisas, compadecendo-se de você. Pelo contrário, no dia em que nasceu, você foi jogada em campo aberto, porque tiveram nojo de você.” 6 — “Quando passei por perto e vi que você se revolvia no seu sangue, eu lhe disse: ‘Ainda que você esteja coberta de sangue, fique viva! Sim, ainda que você esteja coberta de sangue, fique viva!’ 7 Eu a fiz crescer como uma planta do campo. Você cresceu, se desenvolveu e ficou muito bonita. Os seus seios tomaram forma, os cabelos cresceram, mas você estava completamente nua.” 8 — “Quando passei de novo por perto e olhei para você, eis que você tinha chegado à idade do amor. Estendi sobre você as abas do meu manto e cobri a sua nudez. Fiz um juramento e entrei em aliança com você, diz o Senhor Deus; e você passou a ser minha.” 9 — “Então eu a lavei com água, limpei o sangue que a cobria e a ungi com óleo. 10 Também a vesti com roupas bordadas e lhe dei sandálias feitas com couro da melhor qualidade; eu a cingi de linho fino e a cobri de seda. 11 Também a enfeitei com joias: braceletes nas mãos e um colar no pescoço. 12 Coloquei um pendente em seu nariz, brincos nas orelhas e uma linda coroa na cabeça. 13 Assim, você foi enfeitada com ouro e prata; as suas roupas eram de linho fino, de seda e de bordados. Você se alimentou da melhor farinha, de mel e azeite; você era muito bonita e chegou a ser rainha. 14 A sua fama correu entre as nações, por causa da sua beleza, pois você era perfeita, por causa do meu esplendor que eu tinha posto sobre você, diz o Senhor Deus.”

Ao criar a metáfora do casamento-matrimônio para a igreja e seu relacionamento com Cristo (Ef 5:25-27, 29), Paulo se baseou de modo criativo nos costumes e papéis de um casamento de sua época. Em relação à igreja como noiva, Cristo é o noivo que:

(1) Ama a igreja como noiva (Ef 5:25). Nunca devemos nos esquecer disso!

(2) Entrega a Si próprio como dote de casamento. No contexto de antigos arranjos de casamento, o noivo “comprava” a noiva com o “dote de casamento”, que geralmente era uma grande quantia em dinheiro e objetos de valor, tão grande que a economia de antigos vilarejos dependia desse costume. Cristo pagou o preço máximo pela igreja como Sua noiva, visto que “Se entregou por ela” (Ef 5:25). Na encarnação e na cruz, Ele Se entregou como dote de casamento.

(3) Lava Sua noiva. A preparação da noiva era uma parte importante das antigas festas de casamento. Assim como hoje, eram as damas de honra e os parentes da noiva que a preparavam para a cerimônia. Paulo, porém, imaginou o divino Noivo preparando Sua noiva para o casamento! É Ele quem a santifica e a purifica “por meio da lavagem de água” (Ef 5:26), uma provável referência ao batismo.

(4) Comunica a palavra da promessa. Essa purificação é realizada “pela palavra” (Ef 5:26), apontando para a palavra da promessa que o divino Noivo fala à Sua noiva, talvez no contexto da cerimônia de noivado (compare com Ef 1:3-14; 2:1-10, observando as promessas de Deus aos crentes no momento da conversão deles). O antigo noivado era diferente do noivado moderno e tinha um conjunto muito mais sério de negociações, que incluía um acordo escrito sobre o dote do noivo (pago pelo noivo) e o dote da noiva (bens da família da noiva que ela traria para o casamento).

(5) Prepara e enfeita a noiva. Quando a noiva é finalmente apresentada ao seu noivo, ela está fabulosamente bonita e surge em esplendor impecável (Ef 5:27). Cristo não só lava a noiva; Ele também a prepara e a adorna.

Como esses versos ajudam a entender o que Cristo sente por nós? Isso nos conforta?

Segunda-feira, 28 de agosto de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos