A igreja como a noiva de Cristo – parte 2

 Lições da Bíblia1

3. Que elementos do casamento antigo Paulo usou para chamar a atenção dos coríntios? Quando acontece a apresentação? 2Co 11:1-4

2Co 11:1-4 (NAA)2: “1 Eu gostaria que vocês me suportassem um pouco mais na minha loucura. Portanto, suportem-me. 2 Tenho zelo por vocês com um zelo que vem de Deus, pois eu preparei vocês para apresentá-los como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. 3 Temo que, assim como a serpente, com a sua astúcia, enganou Eva, assim também a mente de vocês seja corrompida e se afaste da simplicidade e pureza devidas a Cristo. 4 Pois, se vem alguém que prega outro Jesus, diferente daquele que nós pregamos, ou se vocês aceitam um espírito diferente daquele que já receberam ou um evangelho diferente do que já aceitaram, vocês toleram isso muito bem.”

Ef 5:25-27 (NAA)2: “25 Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.

Usando um elemento final do casamento antigo, em Efésios 5:25-27 Paulo retratou Cristo como Aquele que: (6) Apresenta a noiva (a Si mesmo!). Antigamente, a noiva era apresentada pelo padrinho, pelos padrinhos ou por seu pai; nunca pelo noivo! Paulo, porém, imaginou Jesus apresentando a igreja como Sua noiva.

O apóstolo usou costumes e funções do casamento para destacar o relacionamento de Cristo com a igreja num padrão cronológico corrente: 1. Noivado. Cristo Se entregou pela igreja (como “dote pela noiva”) e assim noivou com ela (Ef 5:25). 2. Preparação para a cerimônia de casamento. As atenções do Noivo continuam em Seus esforços para santificar e purificar a noiva (Ef 5:26). 3. A cerimônia de casamento em si. As atenções de Cristo no presente têm em vista a “apresentação” da noiva no casamento (Ef 5:27). Esse último elemento olha para a celebração de casamento, quando Cristo, o Noivo, voltará para reivindicar a igreja como noiva e apresentá-la a Si mesmo (compare com 2Co 11:1, 2; Cl 1:21-23, 28).

Os casamentos antigos geralmente começavam com um desfile noturno (Mt 25:1-13). O noivo e seu cortejo se reuniam na casa do noivo, o novo lar do casal, e com grande cerimônia começavam um desfile. Iluminada por tochas e acompanhada de música alegre e cadenciada e grande regozijo, a multidão se movimentava em direção à casa do pai da noiva. Reunindo-se lá com a noiva, ou encontrando o desfile da noiva no caminho, a procissão conduzia o casal à sua nova casa, onde os convidados se estabeleciam em uma festa de uma semana que culminaria na cerimônia de casamento, quando a noiva seria apresentada ao noivo.

Quando Paulo retratou Cristo apresentando a igreja a Si mesmo, fez referência a esse grande cortejo e ao momento da apresentação. Ao fazê-lo, mostrou um retrato comovente do retorno de Cristo como uma futura cerimônia de casamento, quando o longo noivado entre Cristo e Sua igreja estará completo, e o casamento será celebrado.

Que mensagem devemos tirar de todas essas imagens positivas, felizes e esperançosas?

Terça-feira, 29 de agosto de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote