A unidade do Espírito

 Lições da Bíblia1

1. Como Paulo encorajou os crentes a nutrir a unidade da igreja? Ef 4:1-16

Ef 4:1-16 (NAA)2: “1 Por isso eu, o prisioneiro no Senhor, peço que vocês vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor3 fazendo tudo para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. 4 Há somente um corpo e um só Espíritocomo também é uma só a esperança para a qual vocês foram chamados. 5 Há um só Senhoruma só féum só batismo6 um só Deus e Pai de todoso qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. 7 E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. 8 Por isso diz: “Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.” 9 Ora, o que quer dizer “ele subiu”, senão que também havia descido até as regiões inferiores da terra? 10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas. 11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de pessoa madura, à medida da estatura da plenitude de Cristo, 14 para que não mais sejamos como crianças, arrastados pelas ondas e levados de um lado para outro por qualquer vento de doutrina, pela artimanha das pessoas, pela astúcia com que induzem ao erro. 15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de todas as juntassegundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio crescimento para a edificação de si mesmo em amor.

Paulo iniciou a segunda metade de Efésios (capítulos 4 a 6) com um chamado comovente à unidade, com duas partes principais. Primeiro, ele pediu aos crentes que alimentassem “a unidade do Espírito” (Ef 4:1-6) exibindo virtudes que construíssem a unidade (Ef 4:1-3), um chamado sustentado com uma lista poética de sete “elementos” (Ef 4:4-6). Em segundo lugar, em Efésios 4:7-16, Paulo identificou o vitorioso e exaltado Jesus como a fonte da graça aos que lideram a proclamação do evangelho (Ef 4:7-10) e descreveu como eles, com todos os membros da igreja, contribuem para a saúde, o crescimento e a unidade do corpo de Cristo (Ef 4:11-16).

No início do capítulo, Paulo pediu aos cristãos: “andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados” (Ef 4:1, ARA). Ele usou o verbo andar no sentido figurado de comportar-se ou de viver (Ef 2:2, 10; 4:17; 5:2, 8, 15). Quando se referiu ao chamado deles, quis indicar o chamado à fé cristã (Ef 1:18; 2:4-6, 13). Paulo instou os crentes a ter um comportamento unificador que refletisse o plano final de Deus (Ef 4:9, 10). Ele começou essa ênfase com o chamado para praticar virtudes que levam à unidade (Ef 4:1-3), como humildade, mansidão e longanimidade.

Analisemos cada uma. Paulo explicou em outro lugar o termo humildade, de Efésios 4:2, acrescentando a ideia de considerar “os outros superiores a si mesmo” (Fp 2:3). A humildade é entendida não como uma virtude negativa de autodepreciação (Cl 2:18, 23), mas como uma virtude positiva de apreciar e servir os outros.

A mansidão (Ef 4:2) é “a qualidade de não ser excessivamente impressionado com o senso da importância própria” e também significa “cortesia, consideração, gentileza” (Frederick Danker, ed., Greek-English Lexicon of the New Testament and Other Early Christian Literature, 3a ed. [Chicago: University of Chicago Press, 2000], p. 861).

Finalmente, longanimidade é a qualidade de quem é capaz de suportar provocações e dificuldades. Todas essas qualidades giram em torno do tema de se afastar da importância própria e, em vez disso, se concentrar no valor dos outros.

Humildade, mansidão, longanimidade. Esses atributos unificariam o povo de Deus?

Domingo, 06 de agosto de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos