Adoração cheia do Espírito

 Lições da Bíblia1

5. Como Paulo descreveu os cristãos reunidos em adoração? Ef 5:18-20

Ef 5:18-20 (NAA)2: “18 E não se embriaguem com vinho, pois isso leva à devassidão, mas deixem-se encher do Espírito, 19 falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando com o coração ao Senhor, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Em seu argumento final em Efésios 5:1-20, Paulo instou os crentes a se afastar do uso entorpecente do vinho e, em vez disso, experimentar juntos a presença e o poder do Espírito. Ele proibiu a embriaguez (provavelmente com uma citação de Pv 23:31 na versão grega do AT), sugerindo ter em mente as regras contra o uso de álcool descritas na literatura de sabedoria (Pv 20:1; 23:29-35). As coisas más que resultam da embriaguez incluem linguagem grosseira, indecência, insensatez, imoralidade e idolatria (Ef 5:3-14). Tudo isso deve ser substituído por adoração meditativa, inspirada no Espírito de Deus. A exortação de Paulo a deixar-se encher com o Espírito é essencial, qualificada por diversos verbos: “falar”, “cantar e louvar”, “agradecer”, “se sujeitar” (Ef 5:19-21).

Paulo aplicou essa exortação de “ser preenchido com o Espírito” (Ef 5:18) de forma coletiva, imaginando crentes reunidos na adoração inspirada no Espírito de Deus, que alimenta a unidade (Ef 4) e que contrasta com o comportamento e com o culto egocêntrico dos pagãos (Ef 5:1-18). Nesse esboço da adoração cristã primitiva, o louvor musical domina. Argumenta-se que a igreja nasceu em canção; e essa passagem, bem como Colossenses 3:16, apresenta a melhor evidência para essa afirmação (compare com At 16:25 [“Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.”]; Tg 5:13 [“Alguém de vocês está sofrendo? Faça oração. Alguém está alegre? Cante louvores.”]).

Há um elemento “horizontal” na adoração, uma vez que, ao cantar, os membros da igreja estão, em certo sentido, falando uns com os outros (Ef 5:19). No entanto, o objeto específico do louvor musical é o Senhor, que, como indicado em Efésios 5:20, refere-se ao “nosso Senhor Jesus Cristo” (compare com Cl 3:16 [“Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração.”]). A ação de graças de Efésios 5:20, descrita paralelamente ao louvor musical de Efésios 5:19, deve ser oferecida “a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. Na expressão “cânticos espirituais”, o adjetivo “espiritual” (grego, pneumatikos) destaca o papel do Espírito Santo na adoração, uma vez que o termo descreve canções inspiradas no Espírito Santo ou cheias do Espírito. Portanto, o esboço que Paulo fez da adoração cristã primitiva retrata os três membros da Divindade como participantes ativos.

Como você pode usar a música para melhorar sua experiência de adoração?

Quinta-feira, 24 de agosto de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote