Ame sua esposa como a si mesmo
Lições da Bíblia1
4. Que novo argumento Paulo usou para encorajar maridos a praticar o amor terno para com suas esposas? Ef 5:28-30
Ef 5:28-30 (NAA)2: “28 Assim também o marido deve amar a sua esposa como ama o próprio corpo. Quem ama a esposa ama a si mesmo. 29 Porque ninguém jamais odiou o seu próprio corpo. Ao contrário, o alimenta e cuida dele, como também Cristo faz com a igreja; 30 porque somos membros do seu corpo.”
As regras para a família cristã (Ef 5:21–6:9) revelam um contexto social desafiador. Em Efésios 5:28-30, Paulo se dirigiu aos maridos que, seguindo o padrão frequente da época, podiam escolher odiar seu próprio corpo (Ef 5:28, 29), maltratando suas esposas e batendo nelas. No mundo greco-romano dessa época, o poder legal do “pai de família” (latim, pater familias) era amplo. Ele podia punir duramente ou até mesmo matar a esposa, filhos e escravos e estar dentro dos direitos legais (embora exercer tal poder de maneira extrema fosse cada vez mais restringido pela opinião pública).
Em Efésios 5:25-27, Paulo detalhou o maior exemplo de amor, o amor de Cristo pela igreja, um modelo muito diferente dos exemplos da época. Antes de expor um novo argumento, ele apontou outra vez para esse exemplo, pedindo aos maridos que fizessem “assim também” (Ef 5:28) como Jesus, que “Se entregou” por Sua noiva, a igreja, e atende todas as suas necessidades (Ef 5:25-27). Paulo desafiou os maridos a se afastar das práticas de seu tempo e procurar estar à altura do amor de Cristo.
Em Efésios 5:28-30, o apóstolo mostrou uma nova lógica para apoiar o amor dos maridos por suas esposas: o amor-próprio. Paulo apresentou uma verdade incontestável: “ninguém jamais odiou o seu próprio corpo” (pelo menos ninguém que esteja saudável). Um marido não fere a si mesmo nem bate em seu próprio corpo. Em vez disso, “o alimenta e cuida dele” (Ef 5:29). Em uma tentativa de eliminar a dureza e a violência contra esposas, Paulo convidou o marido a se identificar com a esposa. O marido é um com sua esposa, de modo que machucá-la não é nada menos que automutilação, e a maioria das pessoas em sã consciência não faz isso.
Voltando ao exemplo de Jesus, Paulo argumentou que o próprio Cristo pratica o autocuidado ao valorizar os crentes que são “Seu corpo” (Ef 5:29, 30). Ele aconselhou o marido a moldar o comportamento em relação à esposa, segundo a maneira como ele trata a si próprio e, finalmente, segundo a maneira como Cristo o trata.
O que o exemplo de Jesus ensina sobre amar as pessoas da nossa própria família?
Quarta-feira, 30 de agosto de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.