Conselho para esposas cristãs

 Lições da Bíblia1

Paulo iniciou a seção sobre relacionamentos com Efésios 5:21, passagem que conecta duas partes (Ef 5:1-20 e Ef 5:22-33), em que defendeu que os membros da igreja se submetessem uns aos outros (Mc 10:42-45; Rm 12:10; Fp 2:3, 4). Os crentes devem fazer isso “no temor de Cristo” (Ef 5:21) – a primeira de várias vezes que Paulo identificou o relacionamento com Cristo como o mais importante e determinante.

1. O que Paulo quis dizer ao exortar os membros da igreja a se submeter uns aos outros? Como entender esse conceito? Ef 5:21

Ef 5:21 (NAA)2: “Sujeitem-se uns aos outros no temor de Cristo.”

Paulo também convidou as esposas a se sujeitar ao “marido, como ao Senhor” (Ef 5:22), indicando que falava da submissão de esposas aos seus respectivos maridos (1Pe 3:1, 5). Quando Paulo disse que as esposas deviam fazer isso “como ao Senhor”, quis dizer que cada esposa deve se submeter ao marido como se ele fosse Cristo ou quis dizer que Cristo é o foco verdadeiro e mais elevado da submissão?

À luz de Efésios 6:7, em que se pede que os escravos sirvam “como se estivessem trabalhando para o Senhor e não para pessoas”, e Colossenses 3:18, em que as esposas são convidadas a se submeter aos maridos “como convém no Senhor”, deve-se optar pelo último, ou seja, Cristo é o foco verdadeiro e mais elevado da submissão. As esposas são crentes que devem honrar a Cristo acima dos maridos.

Em Colossenses e em Efésios, Cristo, e apenas Ele, é identificado como o cabeça da igreja, que é Seu corpo (Ef 1:22; 5:23; Cl 1:18), “sendo Ele próprio o salvador do corpo” (Ef 5:23). Por analogia, o marido é “o cabeça da esposa” (Ef 5:23), sendo que a fidelidade da igreja a Cristo serve como modelo para a lealdade da esposa ao marido. A passagem pressupõe um casamento amoroso, e não disfuncional. Esse verso não deve ser interpretado de modo a permitir abusos.

À luz do que lemos, note este texto: “Se o marido é grosseiro, rude, impetuoso, egoísta, ríspido e opressor, não diga jamais que o marido é o cabeça da esposa, e que ela deve em tudo ser-lhe sujeita; pois ele não é o Senhor nem é o marido no verdadeiro significado do termo” (Ellen G. White, O Lar Adventista [CPB, 2021], p. 92).

Domingo, 27 de agosto de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos