Crescendo em Cristo

 Lições da Bíblia1

5. Que perigo ameaça a maturidade cristã da igreja? Ef 4:14

Ef 4:14 (ARA)2: “para que não mais sejamos como crianças, arrastados pelas ondas e levados de um lado para outro por qualquer vento de doutrinapela artimanha das pessoaspela astúcia com que induzem ao erro.”

Paulo percebia um ambiente parecido com o nosso, em que várias ideias, como “qualquer vento de doutrina” e “esquemas enganadores” (ESV), são lançadas sobre os crentes. Ele usou três conjuntos de metáforas para descrever os perigos da teologia imprevisível: (1) a imaturidade da infância, “para que não mais sejamos como crianças”; (2) o perigo em alto-mar; “arrastados pelas ondas e levados de um lado para outro por qualquer vento de doutrina”; (3) ser enganado por pessoas ardilosas que, como jogadores, praticam truques. Paulo usou a palavra grega kubeia (“jogo de dados”) de forma figurada para indicar “astúcia” ou “truque” (NKJV).

Paulo acreditava que a divisão é uma marca importante do erro: o que nutre e faz o corpo crescer e o ajuda a se manter unido é bom, ao passo que aquilo que o esgota e divide é mau. Ao passar do ensino divisor para o ensino dos mestres provados e confiáveis (Ef 4:11), eles avançariam para a verdadeira maturidade cristã e desempenhariam papéis eficazes no corpo de Cristo (Ef 4:12, 13, 15, 16).

6. De que maneira uma igreja saudável funciona como um corpo saudável? Ef 4:15, 16

Ef 4:15, 16 (NAA)2: “15 Mas, seguindo a verdade em amorcresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo16 de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio crescimento para a edificação de si mesmo em amor.

Em Efésios 4:1-16, Paulo defendeu a unidade da igreja e chamou os destinatários a promovê-la ativamente. Embora a unidade seja uma certeza teológica (Ef 4:4-6), ela requer trabalho árduo (Ef 4:3). Uma maneira de promovê-la é sendo “parte” ativa do corpo de Cristo (Ef 4:7-16). Fazemos parte desse corpo e devemos contribuir para sua saúde e crescimento (Ef 4:7, 16). Também precisamos nos beneficiar da obra dos apóstolos, profetas, evangelistas e pastores-mestres (Ef 4:11). Estes, como ligamentos, tendões e “todas as juntas” (Ef 4:16), têm função unificadora, ajudando-nos a crescer juntos em Cristo, que é a cabeça do corpo (Ef 4:13, 15).

Quais são os “ventos de doutrina” que sopram hoje? Como ficar firmes contra eles?

Quinta-feira, 10 de agosto de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos