Desperte, você que está dormindo

 Lições da Bíblia1

3. Qual foi o aviso de Paulo, e como ele se aplica hoje? Ef 5:11-14

Ef 5:11-14 (NAA)2: 11 E não sejam cúmplices nas obras infrutíferas das trevaspelo contrário, tratem de reprová-las. 12 Pois aquilo que eles fazem em segredo é vergonhoso até mencionar. 13 Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo o que se manifesta é luz. 14 Por isso é que se diz: “Desperte, você que está dormindo, levante-se dentre os mortos, e Cristo o iluminará.

Para entender Efésios 5:11-14, é útil observar que Paulo costumava fazer duas exortações alternadas: (1) tenha um estilo de vida honrado por Deus como “filhos da luz” (Ef 5:8; 5:1, 2, 4, 9-11, 13, 14); (2) não tenha uma vida sexualmente imoral e oposta a Deus, que mostre as “obras infrutíferas das trevas” (Ef 5:11; 5:3, 4, 5-8, 12).

Podemos analisar as exortações paralelas em Efésios 5:8-10 para entender Efésios 5:11. Os crentes devem viver diante dos incrédulos como “luz no Senhor” e “filhos da luz” (Ef 5:8). O objetivo de fazer isso é ser notado, para deixar claro que “o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade” (Ef 5:9). Paulo defendia uma estratégia para mostrar a bondade divina. Os crentes deviam expor as obras infrutíferas das trevas exibindo a alternativa justa, para que todos vissem.

Podemos considerar a linguagem desafiadora e poética dos versos 13 e 14 como a afirmação ousada de Paulo de que os crentes, ao exibir “o fruto da luz” (Ef 5:9), podem ganhar mundanos para a fé em Cristo: “Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo o que se manifesta é luz” (Ef 5:13, 14). Quando a vida imoral é exposta pela luz, os mundanos podem ver seu comportamento pelo que ele é, pois suas obras “se tornam manifestas”. Ao perceber que seu caminho é sem futuro e sujeito à ira (Ef 5:5, 6), podem experimentar uma transformação da escuridão para a luz (“porque tudo o que se manifesta é luz”), a mesma transformação que os efésios experimentaram como crentes (Ef 5:8).

O que pensar quanto ao poema ou hino em Efésios 5:14 que usou a linguagem associada à ressurreição dos mortos no fim dos tempos (Ef 2:1, 5) para fazer um chamado claro, a fim de que os crentes despertassem do sono espiritual e experimentassem a presença transformadora de Cristo? Uma vez que Isaías 60:1-3, passagem à qual Paulo faz alusão, foi direcionada a Israel, consideramos o hino de Efésios 5:14b um apelo para que os cristãos despertassem em seu papel como missionários, que refletem a luz de Cristo em um mundo escuro (Fp 2:14-16; Mt 5:16).

Como você vive o estilo de vida que expõe as obras da escuridão pelo que elas são?

Terça-feira, 22 de agosto de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos