Digam palavras de ação de graças

 Lições da Bíblia1

1. Em que sentido os crentes deviam ser “imitadores de Deus”? Ef 5:1, 2

Ef 5:1, 2 (NAA)2: “1 Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados. 2 vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nóscomo oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Paulo instou os crentes a viver em amor, um chamado importante para essa seção (Ef 5:8, 15). A vida em amor (Ef 5:2) devia ser moldada segundo o amor de Cristo por nós (Ef 4:32), expresso em Seu sacrifício expiatório. Paulo afirmou quatro coisas sobre esse sacrifício: 1. Foi motivado tanto pelo amor de Deus Pai quanto pelo próprio Cristo (Ef 5:1, 2); 2. É substitutivo, isto é, Cristo morreu em nosso lugar. Ele não foi uma vítima passiva, mas Se entregou por nós; 3. À luz dos símbolos do serviço do santuário do AT, a morte de Cristo também é um sacrifício feito a Deus; 4. O sacrifício foi aceito, pois é “oferta e sacrifício de aroma agradável” (Êx 29:18; Lv 2:9; Fp 4:18).

Efésios 5:3-5 introduz uma seção que expressa preocupação com a ética sexual. Os jovens convertidos em Éfeso corriam o risco de recuar de seu chamado cristão e ser atraídos de volta para o comportamento sexual que negaria o testemunho cristão (1Co 5:1-11; 6:12-20; 2Co 12:21).

Por um lado, o mundo greco-romano do primeiro século exibia a corrupção e a perversão moral descritas em outros lugares do NT (1Co 6:9, 10; Gl 5:19-21; Ef 4:17-19; Cl 3:5). Por exemplo, os banquetes dos ricos regularmente exibiam os comportamentos que Paulo censurou em Efésios 5:3-14: embriaguez, linguagem grosseira, entretenimento indecente e atos imorais. Além disso, os centros urbanos proporcionavam anonimato e permissividade que fomentavam práticas sexuais imorais. Por outro lado, muitos nessa sociedade levavam vidas virtuosas e eram defensores da moralidade estrita. Quando o NT apresenta listas de vícios ou virtudes e códigos familiares (Ef 5:21–6:9; Cl 3:18–4:1), seus autores refletem os temas do mundo greco-romano mais amplo, que era ao mesmo tempo pervertido e virtuoso. Isso ajuda a explicar as exortações de Paulo para se evitar o comportamento imoral praticado pelos gentios. Ao mesmo tempo, ele instruía os crentes a ser prudentes em seu comportamento, de forma a obter boa reputação entre os incrédulos.

As palavras de Paulo sobre comportamento sexual se aplicam à sua cultura hoje?

Domingo, 20 de agosto de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos