O corpo unificado de Cristo - Estudo adicional

 Lições da Bíblia1

Dois pontos nos ajudam a expandir nosso estudo de Efésios 4:7-10:

1. Traduzindo Efésios 4:9. Algumas traduções indicam que a descida ocorreu antes da subida (“antes tinha descido”; ARC, ACF). Outras traduções seguem o texto grego mais de perto, deixando em aberto a questão do momento de subida e descida (“Ora, o que quer dizer Ele subiu, senão que também havia descido até as regiões inferiores da terra?”; NAA, ARA), o que reconhece a ideia, expressa na lição de terça-feira, de que a ordem do Salmo 68:18 deve ser seguida, com a exaltação de Cristo ao Céu (a “ascensão”) ocorrendo primeiro, seguida de Sua “descida” no Espírito.

2. Levando cativo o cativeiro. Ao citar o Salmo 68:18 da Septuaginta (tradução grega do AT), Paulo usou uma expressão em Efésios 4:8 que diz: “levou cativo o cativeiro”, mas cujo significado amplamente reconhecido é: “Ele tomou como prisioneiros um grupo de cativos” (NVI, NVT). Os adventistas entendem que a expressão se refere ao fato de que Cristo levou para o Céu, em Sua ascensão, pessoas ressuscitadas em uma ressurreição especial no momento da própria ressurreição Dele (Mt 27:51-53). Eles são o “feixe movido”, primícias dos redimidos, que Ele apresenta ao Pai no retorno ao Céu (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1022; O Desejado de Todas as Nações, p. 671, 630, 631). Em harmonia com Colossenses 2:15, a passagem poderia ser considerada uma metáfora da vitória de Cristo sobre Satanás e os anjos maus, retratados como prisioneiros derrotados.

Perguntas para consideração

  1. Quais são as diferenças e semelhanças entre as listas de “dons espirituais” em Efésios 4:11, 1 Coríntios 12:4-11, 27-30, Romanos 12:4-8 e 1 Pedro 4:10, 11?
    Efésios 4:11 (NAA)2: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,”
    1 Coríntios 12:4-11, 27-30 (NAA)2: 4 Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. 5 E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. 6 E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. 7 A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso. 8 Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento. 9 A um é dada, no mesmo Espírito, a fé; a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; 10 a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos. A um é dada a variedade de línguas e a outro, capacidade para interpretá-las. 11 Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas essas coisas, distribuindo-as a cada um, individualmente, conforme ele quer. […] 27 Ora, vocês são o corpo de Cristo e, individualmente, membros desse corpo. 28 A uns Deus estabeleceu na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, os que têm dons de curar, ou de ajudar, ou de administrar, ou de falar em variedade de línguas. 29 Será que são todos apóstolos? Será que são todos profetas? Será que são todos mestres? São todos operadores de milagres? 30 Todos têm dons de curar? Todos falam em línguas? Todos têm o dom de interpretar essas línguas? 31 Entretanto, procurem, com zelo, os melhores dons.”
    Romanos 12:4-8 (NAA)2: “4 Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, 5 assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros. 6 Temos, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se é profecia, seja segundo a proporção da fé; 7 se é ministério, dediquemo-nos ao ministério; o que ensina dedique-se ao ensino; 8 o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com generosidade; o que preside, com zelo; quem exerce misericórdia, com alegria.”
    1 Pedro 4:10, 11 (NAA)2: “10 Sirvam uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como encarregados de administrar bem a multiforme graça de Deus. 11 Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus lhe dá, para que, em todas as coisas, Deus seja glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio para todo o sempre. Amém!”
  2. Paulo disse que não devemos ser influenciados por ventos de doutrinas. De que maneira podemos nos proteger dos danos que esses ventos podem nos causar?
  3. Paulo enfatizou em Efésios o tema da “unidade”. Mas buscamos unidade a todo custo? Em que ponto o desejo de unidade pode se tornar contraproducente?

Sexta-feira, 11 de agosto de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos