O mistério do evangelho - Estudo adicional

 Lições da Bíblia1

Leia, de Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 388-401 (“Reavivamentos atuais”).

“Como harmonizar nossa condição espiritual raquítica com a apresentação da passagem [Ef 3:14-19] que descreve a plenitude do conhecimento, o qual é nosso privilégio possuir? Como o Céu pode olhar para nós, que dispomos de todas as vantagens espirituais e temporais a fim de que pudéssemos crescer na graça, quando não aproveitamos nossas oportunidades? O apóstolo não escreveu essas palavras para nos atordoar, enganar ou aumentar nossas expectativas apenas para frustrá-las em nossa experiência. Ele escreveu essas palavras para nos mostrar o que podemos e devemos ser como herdeiros do reino de Deus. Como ser cooperadores de Deus, se temos uma experiência raquítica? Estamos cientes do privilégio do cristão e devemos buscar essa compreensão espiritual nas coisas de Deus […].

“Cremos que podemos alcançar o conhecimento de Deus apresentado a nós nessa passagem? […] Acreditamos nas palavras ditas pelos profetas e apóstolos e por Jesus Cristo, que é o Autor de toda a luz e bênção e em quem habita toda riqueza e plenitude?” (Ellen G. White, The Advent Review and Sabbath Herald, 1o de outubro de 1889).

Perguntas para consideração

Compare a doxologia de Paulo em Efésios 3:20, 21 com outras doxologias no NT (Rm 11:33-36; 16:25-27; Fp 4:20; 2Pe 3:18b; Jd 24, 25). Que temas ou ideias estão nessas passagens? Como adotar a atitude de louvor e adoração ilustrada nelas?

Ef 3:20, 21 (NAA)2: “20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”

Rm 11:33-36 (NAA)2: 33 “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão inexplicáveis são os seus juízos, e quão insondáveis são os seus caminhos! 34 ‘Pois quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?  35 Ou quem primeiro deu alguma coisa a Deus para que isso lhe seja restituído?’ 36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre. Amém!”

Rm 16:25-27 (NAA)2: “25 Ora, ao Deus que é poderoso para confirmar vocês segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos, 26 e que, agora, tornou-se manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência da fé, entre todas as nações, 27 a este Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, para sempre. Amém!”

Fp 4:20 (NAA)2: “Peço a Evódia e peço a Síntique que, no Senhor, tenham o mesmo modo de pensar.”

Jd 24, 25 (NAA)2: “24 E ao Deus que é poderoso para evitar que vocês tropecem e que pode apresentá-los diante da sua glória, com grande alegria, 25 a este que é o único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, sejam a glória, a majestade, o poder e a autoridade, antes de todas as eras, agora, e por toda a eternidade. Amém!”

Compare os quatro empregos que Paulo faz da palavra grega pleroma (“plenitude”) em Efésios (Ef 1:10, 23; 3:19; 4:13). Por que essa ideia é importante para Paulo?

Ef 1:10, 23 (NAA)2: “10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra. […] 23 a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.”

Ef 3:19 (NAA)2: “e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que vocês fiquem cheios de toda a plenitude de Deus.”

Ef 4:13 (NAA)2: “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de pessoa madura, à medida da estatura da plenitude de Cristo,”

De todas as ações de Deus que Paulo louva em Efésios 3, qual é a mais inspiradora?

Paulo concluiu a primeira metade de Efésios como iniciou (Ef 1:3-21), com a linguagem da oração e louvor. Ele exultava no poder de Deus, presente nos crentes por meio de Cristo e do Espírito (Ef 3:16-21). Como experimentar esse poder?

Sexta-feira, 04 de agosto de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos