Unidos no Único Senhor

 Lições da Bíblia1

2. Quais são os sete elementos em apoio à união da igreja? Que ponto de vista Paulo quis apresentar com essa lista? Ef 4:4-6

Ef 4:4-6 (ARA)2: “4 Há somente um corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança para a qual vocês foram chamados. 5 Há um só Senhoruma só féum só batismo, 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.”

A lista dos sete elementos tem tom poético e pode ecoar um hino de afirmação usado em Éfeso. Ela começa com dois elementos juntos: “um só corpo” (a igreja como o corpo de Cristo; Ef 4:12, 16; 1:23; 5:23, 29, 30) e “um só Espírito” (Ef 4:4). O terceiro é “uma só a esperança para a qual vocês foram chamados” (Ef 4:4; ver 4:1).

A lista, então, apresenta mais três elementos, “um só Senhor” (Cristo), “uma só fé” (aquilo em que os cristãos acreditam; Ef 4:13; Cl 1:23; 2:7; Gl 1:23; 1Tm 4:1, 6) e “um só batismo” (ver Ef 5:26), antes de concluir com uma descrição estendida de Deus como “um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Ef 4:6).

O que Paulo comunicou por meio dessa descrição poética de Deus, o Pai? Visto que é o “Pai de todos”, Deus é o Criador. O restante da frase descreve como, uma vez que o mundo está criado, o Senhor se relaciona com “todas as coisas”, com tudo o que Ele fez. Paulo não pregou as heresias do panteísmo (que identifica a natureza com Deus) nem do panenteísmo (que argumenta que o mundo está incluído no Ser de Deus, embora não esgote esse Ser). Porém, proclamou a transcendência (“é sobre todos”), o governo atuante (“age por meio de todos”) e a imanência (“está em todos”) de Deus.

Observe duas ideias sobre a unidade da igreja (Ef 4:1-6). Primeira: a unidade é um fato espiritual, enraizado nesses sete elementos, e deve ser celebrada (Ef 4:4-6). Segunda: essa unidade requer zelo para nutri-la e cultivá- la (Ef 4:3). Muitas vezes há motivos para chorar por nossas falhas na busca dessa unidade. No entanto, sejam quais forem as falhas, devemos nos alegrar na obra de Deus de unificar a igreja em Cristo, regozijando- nos na realidade teológica da “unidade do Espírito” (Ef 4:3). Fazer isso nos capacitará a voltar ao trabalho árduo de avançar em direção à conquista desse objetivo, mas com a nova convicção de que, ao fazê-lo, realizamos a obra de Deus.

Como você se sente ao ler Efésios 4:4-6? Como você deveria se sentir, sabendo o que diz a passagem sobre nossa unidade em Deus e com Deus por meio de Cristo?

Segunda-feira, 07 de agosto de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos