Vivendo como filhos da luz

 Lições da Bíblia1

Paulo escreveu: “Não se deixem enganar com palavras vazias, porque a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência por causa dessas coisas” (Ef 5:6).

O apóstolo identificou o que pratica vários pecados sem arrependimento nem vergonha como “pessoa imoral, impura ou avarenta” e fez uma avaliação direta: os que estão em Cristo e destinados a participar de Seu futuro Reino não devem agir como aqueles que não estão (Ef 5:5). Em seguida, demonstrou preocupação com o efeito de “palavras vazias”; ou seja, os crentes podem ser enganados por linguagem explícita a pensar que o pecado sexual não é tabu ou podem até mesmo ser atraídos para tais pecados. Quem é enganado assim corre o risco do juízo final de Deus (Ef 5:6).

A expressão “a ira de Deus” é desafiadora. Ira ou raiva de Deus sugere um contraste com a variedade humana temperamental habitual (Ef 4:31). É a resposta devida de um Deus paciente e justo contra o compromisso obstinado com o mal, não uma reação explosiva e enlouquecida a alguma infração menor. Além disso, as menções à ira divina ocorrem com mais frequência no contexto de advertências bíblicas inspiradas sobre a proximidade dos juízos divinos (Ap 6:12-17; 16:1-16; 19:11-16). Deus adverte sobre seus próprios juízos vindouros – um ato de graça, visto que os seres humanos são “por natureza filhos da ira” (Ef 2:3), sujeitos a esses juízos.

2. Por que Paulo exortou os crentes a não ser “participantes” com os pecadores ou “cúmplices” deles? Ef 5:7-10

Ef 5:7-10 (NAA)2: “7 Portanto, não participem daquilo que eles fazem. 8 Porque no passado vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz 9 — porque o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade —, 10 tratando de descobrir o que é agradável ao Senhor.

Paulo exortou: “vivam como filhos da luz” (Ef 5:8) e seguiu com um novo preceito: “tratando de descobrir o que é agradável ao Senhor” (Ef 5:10). O pagão busca o prazer através da “imoralidade sexual e toda impureza ou avareza” (Ef 5:3). O objetivo do crente é dramaticamente distinto: não agradar a si mesmo, mas a Deus (Rm 12:1; 2Co 5:9; Hb 13:21; esses textos usam a mesma palavra grega, euarestos, “agradável” ou “aceitável”). O crente busca refletir o autossacrifício de Cristo (“vivam em amor, como também Cristo nos amou e Se entregou por nós”; Ef 5:2).

Quais são algumas das “palavras vazias” com as quais precisamos ter cuidado?

Segunda-feira, 21 de agosto de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos