Conselho aos filhos

 Lições da Bíblia1

1. Que conselho Paulo deu aos filhos, e como fundamentou esse conselho no AT? Ef 6:1-3; Mt 18:1-5, 10; Mc 10:13-16

Ef 6:1-3 (NAA)2: “1 Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isto é justo. Honre o seu pai e a sua mãe’, que é o primeiro mandamento com promessa, 3 ‘para que tudo corra bem com você, e você tenha uma longa vida sobre a terra’.”

Mt 18:1-5, 10 (NAA)2: “1 Naquela hora, os discípulos se aproximaram de Jesus e perguntaram: — Quem é o maior no Reino dos Céus? 2 E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles 3 e disse: — Em verdade lhes digo: se vocês não se converterem e não se tornarem como crianças, de maneira nenhuma entrarão no Reino dos Céus. 4 Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5 E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, é a mim que recebe. […] 10 — Fiquem atentos, para não desprezarem nenhum destes pequeninos! Porque eu afirmo a vocês que os anjos deles, lá nos céus, veem incessantemente a face de meu Pai celeste.”

Mc 10:13-16 (NAA)2: 13 Então trouxeram algumas crianças a Jesus para que as abençoasse, mas os discípulos os repreendiam. 14 Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: — Deixem que os pequeninos venham a mim; não os impeçam, porque dos tais é o Reino de Deus. 15 Em verdade lhes digo: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. 16 Então, tomando as crianças nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.”

Para compreender plenamente o conselho de Paulo aos filhos, devemos imaginá-lo sendo lido nas igrejas da próspera metrópole de Éfeso. A palavra “filhos” (grego, ta tekna) poderia se referir a uma ampla faixa etária, uma vez que os filhos permaneciam sob a autoridade do pai até os 60 anos (na tradição grega) ou até sua morte (na romana). Contudo, esses filhos eram jovens o bastante para estar sob instrução dos pais (Ef 6:4), mas com idade suficiente para ser discípulos em seu próprio direito.

Ouvimos Paulo pedir aos filhos, que estavam adorando em congregações cristãs, para obedecer e honrar aos seus pais “no Senhor”, isto é, em Cristo (compare com Ef 5:22; 6:4, 5, 7-9). Somos convidados a respeitar os filhos considerando-os discípulos de Cristo e incluí-los como participantes ativos na adoração. Isso torna a passagem fundamental para a paternidade e para o ministério às crianças.

A ordem de Paulo para obedecer não é absoluta. Quando as ordens dos pais “contrariam os reclamos de Cristo, então, embora seja doloroso esse pensamento, devem obedecer a Deus e deixar com Ele as consequências (Ellen G. White, O Lar Adventista [CPB, 2021], p. 239).

Paulo completou sua exortação aos filhos citando o quinto mandamento, testemunhando o alto apreço que ele tinha pelos Dez Mandamentos como fonte de orientação para os cristãos (uma característica óbvia de Ef 4:1–6:9; em especial Ef 4:25, 28; 5:3-14). Ele começou a citação (“Honre o seu pai e a sua mãe”; Ef 6:2), a interrompeu com um comentário editorial (“que é o primeiro mandamento com promessa”; Ef 6:2) e então a finalizou (“para que tudo corra bem com você, e você tenha uma longa vida sobre a Terra”; Ef 6:3). O quinto mandamento testemunha que honrar os pais faz parte do projeto divino para que os seres humanos prosperem. O respeito pelos pais, embora imperfeitos, ajuda a promover a saúde e o bem-estar.

Como esses versos reforçam a importância das relações familiares?

Domingo, 03 de setembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo