Conselhos aos pais

 Lições da Bíblia1

2. Compare Efésios 6:4 e Colossenses 3:21. Que motivação Colossenses 3:21 apresenta para se evitar irritar os filhos?

Efésios 6:4 (NAA)2: “E vocês, pais, não provoquem os seus filhos à iramas tratem de criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor.

Colossenses 3:21 (NAA)2: “Pais, não irritem os seus filhospara que eles não fiquem desanimados.

Siraque, um documento judeu disponível na época de Paulo, aconselhava os pais sobre o tratamento para com os filhos: “Aquele que ama seu filho irá castigá-lo com frequência. […] Mime uma criança, e ela irá aterrorizá-lo; brinque com ela, e ela o entristecerá. […] Discipline seu filho e torne seu jugo pesado, para que você não seja ofendido pela falta de vergonha dele” (Siraque 30:1, 9, 13).

O conselho de Paulo tem um tom bem diferente. Ele primeiro deu uma ordem negativa aos pais: “Não provoquem os seus filhos à ira”, seguido de um positivo: “tratem de criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor” (Ef 6:4). Naquela época, os pais tinham total poder legal sobre os filhos, que eram considerados sua propriedade. Os pais tinham o direito de infligir punição violenta, até mesmo a morte, aos filhos. Em alguns aspectos, o poder do pai sobre os filhos excedia a autoridade de um senhor sobre seus escravos. Paulo não apoiava isso. Ele esclareceu e remodelou os relacionamentos. No contexto de uma lealdade suprema a Cristo, Paulo convidou os pais a repensar o uso do poder, uma vez que os filhos que eram provocados à ira não estariam em boa posição de aceitar “a disciplina e a admoestação do Senhor” (Ef 6:4).

“Pais e mães, vocês devem representar no lar o caráter de Deus. Devem exigir obediência. Não com uma tormenta de palavras, mas de modo calmo e amável […].

“Sejam agradáveis no lar. Reprimam toda a palavra que despertaria um temperamento não santificado. ‘Pais, não irritem seus filhos’ é uma ordem divina (Ef 6:4). […]

“Nenhuma permissão é dada na Palavra de Deus para a severidade ou opressão paternas, nem para a desobediência dos filhos. A lei de Deus na vida do lar e no governo das nações flui de um coração de infinito amor” (Ellen G. White, Orientação da Criança [CPB, 2021], p. 182).

Embora a lição até aqui fale de pais e filhos, que princípios podem ser extraídos desses textos que devem impactar o modo como lidamos com outras pessoas?

Segunda-feira, 04 de setembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos