Fortalecidos em Cristo

 Lições da Bíblia1

Paulo terminou sua carta com um poderoso chamado para a batalha que reúne temas e ideias importantes para a carta como um todo. Começou anunciando o tema geral da conclusão, apresentado no tom do grito de batalha de um comandante: “Quanto ao mais, sejam fortalecidos no Senhor e na força do seu poder” (Ef 6:10). O resto da passagem, Efésios 6:11-20, ilustra e desenvolve esse tema principal.

2. Em que sentido o grande conflito, que envolve poderes sobrenaturais literais, é central no argumento de Paulo? Por que manter essa verdade diante de nós é importante em nossa caminhada com Deus? Ef 6:10-20

Ef 6:10-20 (NAA)2: “10 Quanto ao mais, sejam fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Vistam-se com toda a armadura de Deuspara poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo. 12 Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais. 13 Por isso, peguem toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir no dia mau e, depois de terem vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14 Portanto, fiquem firmes, cingindo-se com a verdade e vestindo a couraça da justiça. 15 Tenham os pés calçados com a preparação do evangelho da paz, 16 segurando sempre o escudo da fé, com o qual poderão apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Usem também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. 18 Orem em todo tempo no Espíritocom todo tipo de oração e súplica, e para isto vigiem com toda perseverança e súplica por todos os santos. 19 E orem também por mim, para que, no abrir da minha boca, me seja dada a palavra, para com ousadia tornar conhecido o mistério do evangelho, 20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazer.”

Paulo identificou Cristo como a Fonte da força dos crentes com a frase “no Senhor e na força do Seu poder” (Ef 6:10), visto que “Senhor” se refere a Cristo, como é o caso em Efésios (Ef 2:21; 4:1, 17; 5:8; 6:1, 21). “A força da igreja está na onipotência de seu Senhor ressuscitado, o Capitão de sua guerra” (G. G. Findlay, The Epistle to the Ephesians [Nova York: Ray Long & Richard R. Smith, 1931], p. 398).

Em Efésios 6:10, Paulo usou os sinônimos poder e força para enfatizar seu argumento: o poder a ser exibido pela igreja não é inerente aos crentes, mas derivado. Vem de Cristo. Paulo resumiu um tema importante da carta, o poder de Deus compartilhado com os crentes (Ef 1:19-22; 2:4-6; 3:16, 17). A força para cada conflito presente e futuro encontra-se na união com o Cristo ressuscitado e exaltado.

Embora a ordem inicial anuncie Cristo como provedor de força (Ef 6:10), os três membros da Divindade estão empenhados em fortalecer os crentes para o combate. O Pai disponibiliza Suas armas como a “armadura de Deus” (Ef 6:11, 13; Is 59:17). Antes, Paulo identificou o Espírito como Ser atuante no fortalecimento dos crentes. Ele orou para que Deus concedesse a eles que fossem fortalecidos “com poder, mediante o seu Espírito, no íntimo” (Ef 3:16). É o Espírito que provê a espada “do Espírito, que é a palavra de Deus”. Além disso, os crentes devem orar “em todo o tempo no Espírito” (Ef 6:17, 18). Paulo desejava que os ouvintes entendessem que o Deus trino está empenhado em equipá-los para lutar contra os poderes malignos.

Segunda-feira, 11 de setembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos