Maridos e esposas juntos na cruz - Estudo adicional

 Lições da Bíblia1

Leia Testemunhos Para a Igreja, v. 7, p. 42-46 (“Responsabilidades da Vida Conjugal”); O Lar Adventista, p. 89-94 (“Obrigações Mútuas”).

Ellen G. White constantemente instava os cônjuges a deixar de tentar controlar um ao outro: “Não intentem impor um ao outro seus desejos. Não é possível fazer isso e ao mesmo tempo reter o amor mútuo. Sejam bondosos, pacientes, longânimos, corteses e cheios de consideração mútua” (O Lar Adventista [CPB, 2021], p. 93).

Ela comentou sobre a interpretação e aplicação de Colossenses 3:18 (e Ef 5:22-24): “Não raro se faz a pergunta: ‘Não deve a esposa ter vontade própria?’ A Bíblia claramente afirma que o marido é o cabeça da família […] (Ef 5:22). Se essa injunção terminasse aqui, poderiam dizer que a posição da esposa não é nada invejável […]. Muitos maridos ficam nas palavras: ‘As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido’, mas leiamos a conclusão do mesmo verso: ‘como ao Senhor’ (v. 22).

“Deus pede que a esposa conserve Seu temor e Sua glória sempre diante de si. Inteira submissão deve ser somente ao Senhor Jesus Cristo, que a comprou como propriedade Sua, pelo infinito preço de Sua vida. […] Sua submissão ao marido deve estar na base da indicação de Deus: ‘como ao Senhor’” (Ef 5:22; O Lar Adventista [CPB, 2021], p. 90, 91).

Perguntas para consideração

Efésios 5:21-33 seria uma passagem ultrapassada que não mais se refere aos relacionamentos cristãos, pois impõe um modelo de casamento focado na autoridade e no domínio do marido? Que elementos da passagem justificariam sua resposta?

O que Efésios 5:21-33 oferece a pessoas com problemas matrimoniais?

Alguns argumentam que o relato da criação (Gn 1; 2) é uma metáfora e que houve bilhões de anos de evolução. Paulo usou o relato porque o considerava literal?

O conceito de “uma só carne” nos ajuda a entender a santidade do casamento? E por que os casais devem fazer todo o possível para proteger essa santidade?

Sexta-feira, 01 de setembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos