Somos abençoados em Cristo

 Lições da Bíblia1

Alguém descreveu Efésios como os Alpes do NT. Paulo, nosso guia de montanhismo, leva-nos a uma rápida ascensão em Efésios 1. Ficamos rapidamente sem fôlego e maravilhados com a vista do topo.

1. Reflita sobre Efésios 1. O que mais inspira você? Que cumes você vê?

Efésios 1 (NAA)2:

“1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e são fiéis em Cristo Jesus. 2 Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês. 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. 4 Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor 5 nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade, 6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado. 7 Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e entendimento. 9 Ele nos revelou o mistério da sua vontade, segundo o seu propósito, que ele apresentou em Cristo, 10 de fazer convergir nelena dispensação da plenitude dos tempostodas as coisastanto as do céu como as da terra. 11 Em Cristo fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo. 13 Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, tendo nele também crido, receberam o selo do Espírito Santo da promessa. 14 O Espírito é o penhor da nossa herança, até o resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

15 Por isso, também eu, tendo ouvido a respeito da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor para com todos os santos, 16 não cesso de dar graças por vocês, mencionando-os nas minhas orações. 17 Peço ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, que conceda a vocês espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele. 18 Peço que ele ilumine os olhos do coração de vocêspara que saibam qual é a esperança da vocação de vocêsqual é a riqueza da glória da sua herança nos santos 19 e qual é a suprema grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder.

20 Ele exerceu esse poder em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nas regiões celestiais21 acima de todo principadopotestadepoderdomínio e de todo nome que se possa mencionar, não só no presente século, mas também no vindouro. 22 E sujeitou todas as coisas debaixo dos pés de Cristo e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, 23 a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.

Efésios 1:3-14 funciona como um mapa no cume de uma montanha que identifica os picos no horizonte, à medida que Paulo nos indica nosso lugar abençoado na vasta paisagem do plano de salvação. O cenário abrange toda a extensão da história da salvação, desde a eternidade passada até as ações divinas cheias de graça em Cristo e a eternidade futura. A redenção dos crentes reflete iniciativas divinas tomadas “antes da fundação do mundo” (Ef 1:4), que agora estão sendo desenvolvidas em nossa vida (Ef 1:7, 8, 13, 14). Essas estratégias anteriores à criação serão plenamente cumpridas no fim dos tempos (Ef 1:9, 10). Em seguida, “todas as coisas”, tanto “as do Céu” quanto “as da Terra” serão reunidas ou unidas em Cristo, e o plano de Deus para a “plenitude dos tempos” se cumprirá. Então, experimentaremos por completo o mistério da Sua vontade. Hoje, temos certeza de que a salvação centrada em Cristo na qual nos firmamos é parte importante do plano amplo para a redenção de “todas as coisas”.

Estar no topo de uma montanha inspira ação de graças. Em Efésios 1:15-19, Paulo agradeceu a Deus ao mesmo tempo em que orou para que os crentes experimentassem a salvação que o Senhor planejou para eles. Encontramo-nos em outra subida íngreme enquanto o apóstolo nos aponta para cima, para o Cristo ressuscitado, que ascendeu aos Céus e foi exaltado, que governa sobre todo poder imaginável para sempre (Ef 1:20-23).

Pela graça de Deus expressa em Cristo, podemos viver no topo da montanha!

Efésios 1:4 nos diz que, “antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, Nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante Dele. Em amor”. Pense no que isso significa. Escolhidos Nele antes de existir o mundo! Que grande esperança isso deve nos dar em relação ao desejo de Deus de que sejamos salvos?

Domingo, 24 de setembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Efésios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 513, jul. ago. set. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos