Desculpas para evitar a missão

 Lições da Bíblia1

“Depois disto, ouvi a voz do SENHOR, que dizia: – A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Eu respondi: – Eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6:8).

Nem todas as pessoas chamadas para a missão foram tão submissas quanto Abraão. Deus chamou Jonas (leia Jn 1–4) para pregar em Nínive, capital da Assíria. Essa cidade, localizada no atual Iraque, ficava a cerca de 900 quilômetros de Jerusalém, uma viagem de um mês. Jonas não só se recusou a ir, mas correu na direção oposta. Chegando a Jope, comprou passagem para Társis, no atual sul da Espanha. Navegar 3.218 quilômetros teria levado pelo menos um mês, dependendo do clima. Como não queria confrontar o rei da Assíria, Jonas usou o mês que teria levado para chegar a Nínive para fugir dela. Por que um homem de Deus faria isso?

Os ninivitas eram conhecidos por sua maldade e crueldade e haviam atacado Israel e Judá. No entanto, Deus chamou Jonas para ir a Nínive e pregar contra sua grande maldade (Jn 1:2). A linguagem usada nessa passagem se assemelha à utilizada por Deus com Abraão a respeito de Sodoma e Gomorra, em Gênesis 18:20, 21. Porém, como veremos, Jonas não era como Abraão.

O que podemos aprender com a atitude de Jonas sobre as desculpas que podemos dar para não cumprir a missão?

Sábado, 28 de outubro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos