Fazer discípulos: o foco da missão

 Lições da Bíblia1

2. Que elementos do discipulado encontramos em Mateus 28:16-20?

Mateus 28:16-20 (NAA): “16 Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes havia designado. 17 E, quando viram Jesus, o adoraram; mas alguns duvidaram. 18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: — Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.

Mateus 28:16-20 declara a incumbência bíblica, comumente identificada como a Grande Comissão (Mt 28:18-20), na qual Jesus instruiu Seus seguidores a ir e fazer discípulos, ensinando-os com fé e motivando-os na comunhão (ver também Mc 16:15, 16; Lc 24:44-49; Jo 20:21-23; At 1:8).

Mc 16:15, 16 (NAA)2: “15 E disse-lhes: — Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.”

Lc 24:44-49 (NAA)2: “44 A seguir, Jesus lhes disse: — São estas as palavras que eu lhes falei, estando ainda com vocês: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito a respeito de mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. 45 Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras. 46 E disse-lhes: — Assim está escrito que o Cristo tinha de sofrer, ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia, 47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando em Jerusalém. 48 Vocês são testemunhas destas coisas. 49 Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto.”

Jo 20:21-23 (NAA)2: “21 E Jesus lhes disse outra vez: — Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês. 22 E, havendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: — Recebam o Espírito Santo. 23 Se de alguns vocês perdoarem os pecados, são-lhes perdoados; mas, se os retiverem, são retidos.”

At 1:8 (NAA)2: “Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.”

Os componentes básicos de Mateus 28:16-20 podem ser vistos em quatro aspectos simples: (1) Jesus ordena Seus discípulos a ir à Galileia para estar com Ele (Mt 28:16, 17); (2) Jesus vai até eles, declarando Sua autoridade e soberania (Mt 28:18); (3) Jesus comissiona os discípulos para uma tarefa: fazer discípulos (Mt 28:19, 20); e, finalmente, (4) promete estar com os discípulos até o fim (Mt 28:20).

Fazer discípulos é o foco da Grande Comissão e a principal tarefa da missão. Literalmente, na língua grega, o início de Mateus 28:19 diz: “Tendo ido, portanto, façam discípulos […]”. O “portanto” dá à comissão seu fundamento sobre o que acaba de ser apresentado (Mt 28:18): o poder, a autoridade e a soberania de Jesus, resultantes da vitória alcançada em Sua ressurreição.

É importante destacar que, na Grande Comissão, o único verbo de ação no imperativo é “façam discípulos”. Ensinar a todos, batizá-los e compartilhar os ensinamentos de Jesus com o mundo inteiro são as características do processo de discipulado. Jesus claramente conduz os discípulos na direção de um propósito: fazer discípulos. Essa é de fato uma das mais importantes passagens missionárias da Bíblia. Ela termina com a promessa da presença contínua de Jesus com Seus seguidores.

Obviamente, a Grande Comissão não foi destinada apenas aos primeiros discípulos reunidos naquela circunstância específica. Eles não podiam ir a “todas as nações” sozinhos para cumprir a missão de fazer discípulos. Portanto, a comissão é universal em seu escopo: todo verdadeiro seguidor de Cristo deve estar engajado em fazer discípulos. Além disso, a mensagem a ser transmitida – o evangelho eterno de Jesus – destina-se ao mundo inteiro, sem limitações geográficas, sociais ou étnicas.

A missão é “fazer discípulos”. Essa incumbência do Mestre afeta a forma como você vive e ministra aos outros? O que você pode fazer para se envolver mais nessa tarefa?

Segunda-feira, 09 de outubro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos