O chamado de Abraão

 Lições da Bíblia1

Abraão entrou na terra como Deus havia ordenado. Porém, as coisas pareciam não ir bem para ele. Ao chegar aonde Deus lhe enviou, “nesse tempo os cananeus habitavam essa terra” (Gn 12:6). Eles eram pagãos e conhecidos por sua crueldade. Não é de admirar que, assim que Abraão chegou lá, o Senhor lhe apareceu e disse: “Darei esta terra à sua descendência” (Gn 12:7). Abraão precisava desse encorajamento. No entanto, as coisas ainda não iam bem para ele, pelo menos no início.

4. Leia Gênesis 12:10–13:1. Que coisas aconteceram com ele em seguida, e que erros esse homem de Deus cometeu?

Gênesis 12:10–13:1 (NAA)2: “10 Havia fome naquela terra. Assim, Abrão foi para o Egito, para ali ficar, porque era grande a fome na terra. 11 Quando se aproximava do Egito, quase ao entrar, disse a Sarai, sua mulher: — Ora, bem sei que você é uma mulher muito bonita. 12 Os egípcios, quando virem você, vão dizer: “Essa é a mulher dele.” Então eles vão me matar, deixando você com vida. 13 Diga, pois, que você é minha irmã, para que me tratem bem por sua causa e, por amor a você, me conservem a vida. 14 Tendo Abrão entrado no Egito, os egípcios viram que a mulher era, de fato, muito bonita. 15 Os príncipes de Faraó a viram e foram elogiá-la diante de Faraó. E a mulher foi levada para a casa de Faraó. 16 Este, por causa dela, tratou bem a Abrão, o qual veio a ter ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos. 17 Porém o Senhor puniu Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão. 18 Faraó chamou Abrão e lhe disse: — O que é isso que você fez comigo? Por que não me disse que ela era a sua mulher? 19 E por que me disse que ela era sua irmã? Foi por isso que a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, aqui está a sua mulher; tome-a e vá embora daqui. 20 E Faraó deu ordens aos seus servos a respeito de Abrão e eles o acompanharam, a ele, a sua mulher e a tudo o que possuía. 13 1 Abrão saiu do Egito e foi para o Neguebe, ele e a sua mulher e tudo o que tinha. E Ló foi com ele.”

Deve ter sido desanimador deixar o conforto e prosperidade na pátria e partir, “sem saber para onde ia” (Hb 11:8). E uma das primeiras dificuldades foi a fome! Por causa dessa crise ele teve que deixar o lugar em que Deus lhe dissera para se estabelecer e ir para outro lugar. E então as coisas pioraram ainda mais.

“Durante sua permanência no Egito, Abraão deu prova de que não estava livre de fraqueza e imperfeição humana. Ocultando o fato de que Sara era sua esposa, evidenciou desconfiança no cuidado divino – falta daquela fé e coragem sublimes tão frequente e nobremente exemplificadas em sua vida. […] Essa omissão da verdadeira relação entre eles era engano. […] Por causa da falta de fé por parte de Abraão, Sara foi posta em grande perigo. O rei do Egito, sendo informado de sua beleza, fez com que ela fosse levada ao seu palácio, com o intuito de fazer dela sua esposa. O Senhor, porém, em Sua grande misericórdia, protegeu Sara, enviando juízos sobre a casa real” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas [CPB, 2022], p. 130).

O trabalho missionário não é fácil e, ao mentir, Abraão só piorou as coisas. Felizmente, Deus é paciente, e não rejeitou Seu servo por seu erro, que, infelizmente, não seria o único que Abraão cometeria. É um conforto saber que, apesar de nossos erros, se nos apegarmos ao Senhor com fé e submissão, como fez Abraão, nossos pecados e falhas são perdoados, e Ele ainda pode nos usar para a missão.

Que lições podemos tirar da história de Abrão no Egito?

Terça-feira, 17 de outubro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos