O Deus que anseia estar conosco
Lições da Bíblia1
2. Leia Gênesis 17:7; 26:3 e 28:15. Qual foi o foco principal da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes nesses versos?
Gênesis 17:7 (NAA)2: “Estabelecerei uma aliança entre mim e você e a sua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o seu Deus e o Deus da sua descendência.”
Gênesis 26:3 (NAA)2: “Habite nela, e serei com você e o abençoarei. Porque a você e à sua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, o seu pai.”
Gênesis 28:15 (NAA)2: “Eis que eu estou com você e o guardarei por onde quer que você for. Farei com que você volte para esta terra, porque não o abandonarei até que eu cumpra aquilo que lhe prometi.”
No AT, Deus continuou a agir de acordo com Sua natureza missionária a fim de cumprir Seus propósitos. Por exemplo, após o dilúvio, o povo de Babel decidiu se reunir em um só lugar para construir uma cidade e uma torre que chegassem aos céus. Deus interveio, confundindo a linguagem deles com o objetivo de espalhá-los pelo mundo (Gn 11:1-9). Ele, então, ampliou Sua missão, chamando Abrão (que mais tarde se tornou Abraão) para ser um canal de Suas bênçãos para o mundo inteiro (Gn 12:1-3). As promessas de Deus a Abraão e a seus descendentes foram múltiplas, mas uma se sobressai. Várias vezes Deus declarou a eles: Eu serei “o seu Deus”. “Estarei com você” (ver Gn 17:7, 8; 26:3; 28:15).
À medida que a história avançou, José acabou no Egito, mas como um instrumento de salvação para o povo de Deus. Em cada passo da experiência de José – mesmo nos momentos mais difíceis de sua vida – a Bíblia afirma que “o Senhor Deus estava com” ele (Gn 39:2, 21, 23). Gerações mais tarde, no cumprimento de Sua missão, Deus enviou Moisés a Faraó para libertar Seu povo da escravidão egípcia. Durante o “comissionamento” de Moisés, Deus lhe disse: “Eu estarei com você” (Êx 3:12). Vez após vez, Yahweh confirmou o profundo desejo de estar com Seu povo.
Leia Êxodo 29:43, 45. Qual foi um dos principais propósitos do santuário do AT? Deus decidiu estar com Seus filhos de maneira diferente. Ele confirmou a Moisés Seu anseio de habitar entre os filhos de Israel na construção do tabernáculo e no estabelecimento de um sistema muito intencional e proposital que apontava para o instrumento máximo de Sua missão: Jesus Cristo. “As ofertas de sacrifício e o sacerdócio do sistema judaico foram instituídos para representar a morte e a obra mediadora de Cristo. Todas essas cerimônias não tinham significado algum, nem virtude alguma, a não ser quando relacionadas a Cristo” (Ellen G. White, The Advent Review and Herald of the Sabbath, 17 de dezembro de 1872).
De que forma você experimenta a presença de Deus em sua vida?
Domingo, 02 de outubro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.